Campanha Abril Laranja alerta sobre maus-tratos aos animais
O objetivo é prevenir ações de crueldade contra os pets
Este mês é voltado para a campanha “Abril Laranja”, destinada à sensibilização e combate aos crimes de maus-tratos e crueldade com os animais. O objetivo é atuar junto à população com campanhas informativas e de conscientização sobre essas ocorrências e prevenir que situações, como abandonos e agressões, não ocorram.
O médico veterinário e professor do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Anhanguera, Thiago Bastos, detalha sobre as práticas de maus-tratos aos animais. “A agressão, mutilação, envenenamento, manutenção em local incompatível com seu porte, falta de iluminação, ventilação e boa higiene, assim como deixar o animal exposto ao sol por longo período de tempo ou em lugar sem abrigo de sol, fornecimento de alimentação não compatível com as necessidades nutricionais configuram situações de maus-tratos”, pontua.
A pandemia do novo coronavírus trouxe impacto, também, na vida dos animais. O abandono e maus-tratos de cães e gatos cresceram neste período. Segundo ONGs de proteção animal, o aumento de denúncias foi de mais de 20%, no ano de 2020.
O médico veterinário lembra que durante a pandemia existiu um tabu que os animais, ainda, poderiam transmitir a COVID-19 para os humanos. “No entanto, a ciência mostra que o animal não tem a capacidade de transmitir o vírus para o ser humano, pelo contrário, o ser humano que tem esse potencial de transmissão. Nesta percepção equivocada, muitos pets foram abandonados pelos seus tutores”, analisa.
É crime maus-tratos aos animais
A Lei 1.095/2019, sancionada em 29 de setembro de 2020, aumenta a punição para quem praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais. A legislação abrange animais silvestres e domésticos. A lei prevê, inclusive, prisão de dois a cinco anos, além de multa e proibição da guarda, àqueles que cometerem tal prática. Até então, a pena era apenas a detenção de três meses a um ano, além de multa.
Abril Laranja
O Abril Laranja foi instituído pela ASPCA, sigla em inglês que significa Sociedade Americana para a Prevenção da Crueldade contra os Animais, em 2006, para alertar as pessoas sobre os maus-tratos. Após o lançamento, diversas outras cidades no mundo aderiram à campanha e utilizam o mês para ações de conscientização.