Assembleia Geral Ordinária aprova contas de 2020 e decide futuro da Complem
Durante a Reunião de Trabalho, os cooperados aprovaram o Balanço Patrimonial referente ao exercício de 2020. Também, durante o evento, os associados acataram proposta do Conselho de Administração de que R$3 milhões das sobras líquidas, no valor total de R$3.562.193,54 sejam destinados ao pagamento da entrada na compra da área da antiga Cisal, aprovada na última AGE. O restante das sobras, R$562.193,54 irá diretamente para a conta do cooperado como crédito em compras, de acordo com a produção entregue no referido ano. Quanto aos juros sobre o capital integralizado do cooperado, a proposta aprovada é de pagamento de 4% ao ano para o exercício de 2021.
MOVIMENTAÇÃO DO QUADRO SOCIAL DA COOPERATIVA
162 cooperados ingressaram na Cooperativa no ano passado, enquanto apenas 25 pediram demissão. A Cooperativa apresenta agora um total de 4.167 cooperados no final do exercício. Os pedidos de demissão, que este ano somam R$832.694,54 de acordo com decisão da Assembleia, serão pagos da forma que vem sendo feito num prazo de 10 anos, com prazo de carência de três anos sempre dentro dos limites do Estatuto e da Lei. Esse prazo poderá sofrer alterações na hora do pagamento, caso o associado tenha integralizado seu capital num prazo menor que o aprovado para devolução pela Assembleia.
HONORÁRIOS – Durante a Assembleia Geral Ordinária, os cooperados decidiram pela manutenção dos honorários vigentes, tanto dos conselheiros executivos (presidente, diretor comercial e diretor de produção), quanto para os quatro conselheiros vogais e para os três conselheiros fiscais efetivos.
A mesa condutora dos trabalhos
Seguindo os protocolos dos órgãos de saúde, compuseram a mesa condutora dos trabalhos da AGO somente os três executivos da Cooperativa: o presidente Sérgio de Oliveira Penido e os diretores Antônio José e Leonardo Daniel que registraram e agradeceram a presença de todos os conselheiros vogais: Igor de Souza Cândido, Ricardo Batista de Lima, José Rodrigues Vargas, José Augusto Moreira de Lima, Vagniton Silva Ribeiro e Juliano Caldeira Brazão, dos conselheiros fiscais/2020 Francisco Luzia Sobrinho, Renato Estevão dos Reis e Celso Francisco Dona. A AGO foi secretariada pelo associado Paulo Roberto Cândido de Morais, assessorado pela funcionária Vanusa Cristina, registrando em ata cada passo da Reunião de Trabalho, enquanto o associado Dyogo Rodrigues Ribeiro presidiu interinamente os trabalhos, envolvendo discussões e votação do relatório do Conselho de Administração, balanço, destinação das sobras e honorários.
Agradecimento
O presidente Sérgio Penido, em nome do Conselho de Administração, agradeceu a todos os cooperados, de Morrinhos e de cada uma das Filiais, que, mesmo neste momento de pandemia tomaram todos os cuidados e não mediram esforços para marcar presença na Assembleia, tanto na forma presencial quanto digital. Também prestou homenagem aos saudosos e ex-cooperados, Helenês Cândido e Valdemar Sebastião de Oliveira. Também reafirmou o compromisso dessa gestão: “estamos pautados pela transparência, tudo o que fazemos é mostrado à sociedade, temos facilidade em admitir nossas falhas e corrigi-las com rapidez, e temos esperado essa resposta da sociedade em entender nossas ações”, concluiu.