Adufg-Sindicato encaminha reivindicações às universidades federais goianas para retomada das atividades presenciais
Documento pede que instituições ofereçam condições necessárias de prevenção à Covid-19
Com o objetivo de garantir a segurança de professores, servidores e estudantes na retomada das atividades presenciais, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) encaminhou nesta sexta-feira (25/02), reivindicações às reitorias das três universidades federais localizadas em Goiás. A elaboração do documento foi definida em assembleia realizada nesta semana.
No documento, o Adufg pediu que UFG, UFJ e UFCAT disponibilizem Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para alunos em situação de vulnerabilidade social e de insumos básicos para higiene das mãos em todos os prédios das instituições de ensino. Entre as exigências, também estão a testagem regular da comunidade e afastamento de pessoas com sintomas de Covid-19, monitoramento da cobertura vacinal nas esferas estadual, regional e municipal, além de medidas de prevenção e controle de infecção para reduzir a transmissão do coronavírus e suas variantes.
Segundo o presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, a categoria apoia o retorno presencial desde que as universidades forneçam as condições necessárias de prevenção para a comunidade acadêmica. “Entendemos a importância das aulas presenciais, mas precisamos que isso ocorra da forma mais segura possível. Não dá para retornar às atividades de qualquer jeito”, afirma.