Adriana Accorsi faz compromisso público de renovar convênios e negociar dívidas com prestadores de serviços da saúde em Goiânia
Pré-candidata também se comprometeu em reestruturar o Imas e construir um Hospital Geral Municipal durante bate-papo com os prestadores de serviços da saúde no SINDILABS e FEHOESG

A pré-candidata a prefeita Adriana Accorsi participou nesta segunda-feira (29/7) da abertura do projeto institucional do Sindicato dos Laboratórios de Análises e Banco de Sangue do Estado de Goiás – SINDILABS e da Federação dos Hospitais, Estabelecimentos e Serviços de Saúde do Estado de Goiás – FEHOESG. A proposta visa promover um bate-papo com todos os pré-candidatos à prefeitura de Goiânia.
Adriana Accorsi reforçou a importância da saúde para o goianiense, trouxe propostas para o município e assumiu um compromisso público com o setor.
“Vamos retomar os convênios, avaliar e renegociar as dívidas e fazer um acordo de pagamento. O poder público precisa ter palavra e cumprir com o seu papel. São 200 mil pessoas aguardando exames em Goiânia. É gravíssima a espera das cirurgias eletivas e exames”, disse.
Hoje, somente com os prestadores filiados são 31 empresas e R$ 80 milhões em dívidas. Se somar o Instituto Municipal de Assistência à Saúde dos Servidores de Goiânia – Imas, o déficit chega a R$ 200 milhões.
A pré-candidata também anunciou a disposição de fazer uma auditoria, e reestruturar o Imas, além de construir um Hospital Geral Municipal para atender a população e analisou o cenário atual: “O descaso com a saúde é muito grande, o secretário está afastado, o Samu em situação de irregularidade, muitas unidades estão fechadas e há dívidas de milhões de reais com prestadores”, lamentou.
Adriana reiterou que a saúde é o compromisso número um do seu projeto de governo. “Sabemos que esse é o grande clamor da população, embora tenhamos uma estrutura razoável e profissionais com qualidade nas unidades, mesmo assim o atendimento não é realizado da forma que precisa. É inadmissível falta gestão e de planejamento na saúde, porque é uma questão de vida ou morte”, finalizou.
A presidente das duas entidades realizadoras, Christiane do Valle, reforçou a importância dos pré-candidatos em trazer propostas e cumprir com elas. “A seriedade no cumprimento da fala e os projetos apresentados precisam ser seguidos, pois temos o credenciamento das nossas empresas, disponibilizamos toda a nossa infraestrutura, e muitas vezes nos surpreendemos com falta de pagamentos e mudanças de rumo”.
O presidente da Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas de Goiás (COOPANEST-GO), Dr. Haroldo Maciel Carneiro, trouxe a realidade atual do descredenciamento da cooperativa de anestesiologistas, do SAMU e das cirurgias eletivas atrasadas, “estamos com grandes problemas, criou-se uma terra arrasada. Realizávamos mais de 6 mil procedimentos por mês em hospitais da rede privada conveniada com a saúde municipal, filantrópicos e municipais, e com os problemas e descredenciamento ficamos com a dívida e a não prestação de serviço para população, isso gerou um caos”, disse.
Profissionais e empresas prestadoras de serviços na área da saúde participaram e trouxeram demandas da saúde, e usaram a oportunidade com a pré-candidata para trocar conhecimentos, fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento da saúde municipal. O evento teve também a presença do deputado estadual Mauro Rubem, da vereadora e presidente da Comissão de Saúde na Câmara Municipal, Katia Maria, e da professora Ana Rita, pré-candidata a vereadora por Goiânia.