Seapa esclarece produtores sobre procedimentos de regularização fundiária no Nordeste Goiano
Conforme explica o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o Governo de Goiás pretende agilizar os processos de emissão do título de domínio da área nas terras devolutas do Estado em condições de regularização e a Seapa tem ido a campo para mobilizar os interessados, sanar dúvidas e orientar a respeito dos procedimentos necessários. “Notamos que havia muita desinformação. Diante disso, estamos reunindo os produtores rurais interessados, sobretudo nas regiões Norte e Nordeste de Goiás, para orientar sobre a demanda”, explica.
Na próxima semana, a equipe da Seapa deverá visitar os municípios de Formoso de Goiás e Nova Crixás, no Norte do Estado. A expectativa é de até o final de fevereiro, a Secretaria oriente produtores em todo o Nordeste goiano e parte da região Norte.
Sobre a regularização
As terras devolutas são terras públicas sem destinação pelo poder público e que em nenhum momento integraram o patrimônio de um particular, ainda que estejam irregularmente sob sua posse. Podem requerer o título, produtores rurais que não sejam proprietários de imóvel rural e que comprovem morada habitual, cultura efetiva, exploração direta, contínua racional e ocupação pacífica da área pelo prazo mínimo de um ano, mantendo a exploração da área de acordo com a legislação ambiental vigente e ter sua principal atividade concentrada em exploração agropecuária, agroindustrial, extrativista, florestal, pesqueira ou de turismo rural e ecológico, ter sua principal atividade econômica advinda da exploração do imóvel e não exercer função pública.