Goiás

Senador Vanderlan visita municípios no interior de Goiás para solucionar problemas de infraestrutura

O senador Vanderlan Cardoso promoveu uma série de visitas a municípios do Oeste Goiano afim de atender as demandas das prefeituras e ajudar a solucionar recorrentes problemas de infraestrutura. O parlamentar tem acompanhado pela imprensa as dificuldades que a Região está passando em decorrência das constantes chuvas que atingiu o Estado nos últimos dias, provocando alagamentos, aumentando as erosões e arrastando pontes.

Há anos muitos desses municípios não têm recebido assistência para manutenção e reparo de pontes fazendo com que suas estruturas fiquem fragilizadas. Com o período chuvoso mais intenso, muitas delas não estão resistindo o volume de água e estão caindo. Vanderlan vai pessoalmente ao local, vistoria a ponte e propõe solução, inclusive com liberação de recursos.

“Conseguimos estruturar a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco – Codevasf – em Goiás e isso vai facilitar a destinação de recursos para solucionar problemas como esses que fomos ver de perto. A entidade já tem recursos alocados e a bancada federal goiana está colaborando, destinando parte de suas emendas para que, juntos, possamos resolver esses problemas constantes que afetam esses municípios. Vimos muitas pontes de madeira em estado deplorável, sem condição de tráfego. Isso é um risco para a vida de todos que passam por ali. Vamos construir estruturas de concreto, mais seguras e mais resistentes”, explicou o senador.

Cidade de Goiás

Vanderlan vistoriou pontes na Cidade de Goiás, juntamente com vereadores e o secretário de obras do Município, José Vitalino Ribeiro, que reclamou da idade das pontes e da falta de manutenção. De acordo com Vitalino, as estruturas se tornaram perigosas para o trânsito de veículos e isso faz com que os estudantes que precisam passar pelo local tenham que atravessar a pé.

“Com o passar do tempo nossas pontes foram ficando velhas e ultrapassadas. Até conseguimos recuperar algumas, mas são cerca de 30 pontes de madeira, algumas inclusive sem fundação, que não suportam mais o trânsito, precisam ser refeitas. Nessa estrada a ponte do Rio Vermelho teve que ser interditada e, como temos uma escola agrícola a 2 km daqui, os alunos precisam fazer esse trecho a pé, com as mochilas nas costas. E para voltar até a Cidade de Goiás, eles vêm para o outro lado da ponte e o ônibus escolar termina o transporte até o município”, contou.

O senador foi pessoalmente ao local e, inclusive, encontrou alunos atravessando a ponte a pé. Moradores também precisam caminhar por que os veículos não passam mais pelo local. “Já temos o recurso da Codevasf e agora basta a prefeita e o secretário apresentar o projeto para iniciarmos a obra. Vamos construir uma nova ponte, com mais segurança para essas crianças”, contou.

Jussara e Santa Fé de Goiás

Assim como grande parte dos municípios brasileiros, Jussara enfrenta um grande problema ambiental e de saúde pública com um lixão a céu aberto. O município não tem recursos suficiente para a instalação de um aterro sanitário e o lixo é despejado no solo sem nenhum cuidado ou tratamento.

“Enfrentamos esse problema quando fomos prefeito em Senador Canedo, e sabemos como resolver. Lá era ainda pior, pois o lixão ficava na entrada da cidade, era o cartão de boas vindas de Senador Canedo. Mas acabamos com ele e resolvemos o problema”, comentou Vanderlan.

“Conversamos com o prefeito Wilson, de Jussara, sobre a ideia de parceria dos municípios na montagem de um consórcio para resolver os problemas dos lixões, com a criação de um aterro sanitário que atenda a todos os municípios da região. Também temos um Projeto o Lei 2920/2019, de nossa autoria, tramitando no Senado, que altera a Lei do Fundo Nacional de Meio Ambiente para destinar recursos aos municípios que possuem plano de gestão integrada de resíduos sólidos. É mais uma forma de colaborar com nossos municípios e vai beneficiar todo País”, explicou o senador Vanderlan.

O parlamentar também visitou o município de Santa Fé de Goiás e, juntamente com a prefeita Lia, e o prefeito Wilson esteve no Córrego da Onça, onde constatou a necessidade de construir uma nova ponte para ligar os dois municípios. A ponte antiga, de madeira, caiu recentemente e complicou a vida de quem precisa ir de uma cidade a outra. “Essa ponte ligava o distrito de Cesareia, em Santa Fé, ao município de Jussara e era muito utilizada pela população das duas cidades”, disse a prefeita Lia.

O senador Vanderlan garantiu a viabilidade de construção de uma nova ponte de concreto, atendendo a solicitação dos prefeitos desses dois municípios. “Temos recursos na Codevasf para esse trabalho. Vãos resolver o problema”, falou.

Buriti de Goiás e Córrego do Ouro

Em Buriti de Goiás. O senador Vanderlan se reuniu com lideranças, secretários, vereadores, vice-prefeito e o prefeito Edmar Borges. Em seguida foram vistoriar uma ponte que está com problemas de erosão e prejudica a vida dos moradores que dependem dessa rodovia.

O prefeito Edmar listou uma série de obras no Município que necessitam de recursos e recebeu a notícia de que Buriti de Goiás também está na lista de cidades que fazem parte da Codevasf e, por isso, será beneficiada pela entidade.

No Município de Córrego do Ouro, o prefeito Murilo César reuniu vereadores e produtores rurais para apresentar as principais demandas do município. Destacaram a necessidade de uma terraplanagem na altura das pontes dos rios Fartura, Pilões e córrego Palmeirinhas, para dar mais segurança aos motoristas.

“Estamos prontos para resolver esses problemas, inclusive levamos em nossa comitiva chefe do escritório de apoio técnico da Codevasf em Goiás, Círio José Costa, que está nos ajudado a atender as demandas dos municípios que integram a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco. Já temos os recursos junto à Codevasf e vamos construir novas pontes, agora de concreto, com mais segurança para atender a população. Temos muito trabalho, mas não vamos parar”, explicou o senador Vanderlan.

Mossâmedes

Quando chegou em Mossâmedes, a última cidade a ser visitada, já estava anoitecendo, mas ainda assim a comitiva visitou uma ponte improvisada que o prefeito Cássio Moreira construiu depois que a chuva levou a outra. “Está funcionando de forma temporária, mas foi o que conseguimos fazer para não deixar a população isolada e o nosso pedido é que seja construído uma ponte de concreto, para atender a população”, pediu o prefeito Cássio.

“Vistoriamos o local juntamente com o Círio e vamos aguardar o projeto para iniciarmos as obras. Essa região não pode ficar desassistida, pois prejudica dezenas de cidades que precisam passar pela rodovia. Também recebemos demandas na área da Saúde, Educação e Transporte Escolar. Passamos tudo de imediato para nossa equipe em Brasília que trabalha sem parar para atender todas as solicitações dos municípios” finalizou o senador Vanderlan.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!