Goiás

“É impossível promover mudanças sem a participação do jovem na política”

Nesta quarta-feira, 12, data em que é celebrado o Dia da Juventude no mundo, o vice-governador e presidente do Cidadania em Goiás, Lincoln Tejota, se reuniu por videoconferência com lideranças jovens de vários estados brasileiros para debater a importância do envolvimento dos jovens na política e na transformação do País.

O coordenador da Juventude do Cidadania em Goiás, Guilherme França, foi o mediador do encontro virtual que teve como palestrantes líderes políticos das cinco regiões brasileiras. Representando o Centro-Oeste, Tejota abriu sua fala lembrando sua origem política e enfatizando como a falta de perspectiva oferecida pelo Brasil afeta a vida do cidadão.

Segundo o vice-governador, as pessoas e principalmente os jovens, não sentem e não acreditam que a política pode mudar suas vidas. E, partindo disso, deixam de participar e lutar por políticas públicas de qualidade. “O que precisamos fazer é levar a esses jovens e todo nosso povo a entender que as mudanças que nós queremos para o país virão, e que iniciativas como esta, de debates e da participação do jovem ativamente na política, têm o poder sim de transformar toda uma sociedade”, salientou.

Ainda em sua fala, Lincoln Tejota citou a luta, as ideias e excelente trabalho que o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire tem realizado à frente do partido e destacou que é impossível mudar sem a participação dos jovens. “Toda grande mudança foi fomentada pela participação de jovens com ideais, lutas e engajamento. A população anseia por respostas, e nós precisamos começar a ouvir nossos jovens, dar a eles voz para juntos discutirmos o que de fato pode ser feito para mudar o nosso Brasil”.

A professora e pré-candidata a vereadora por Recife, Karla Falcão, foi a representante da região Nordeste. Durante seu discurso, defendeu a relevância da educação política e a necessidade de começar a vida política nas pequenas situações, para, com elas, aprender e buscar projetos maiores. “A vivência do jovem tem valor, por isso, é preciso começar sem medo de errar, se interessando pela política e aprendendo sobre ela. Não se frustre se não der certo de imediato, a evolução vem com a experiência”. Karla também frisou a indispensabilidade da atuação dos jovens nas redes sociais em prol de resultados.

Ponto este em que o vice-governador também evidenciou em seu discurso. Para Lincoln, a participação do jovem na política se intensificou com abertura de novas tecnologias e a facilidade do acesso à informação pela internet. Segundo ele, é preciso qualificar as informações para que a população a receba de forma correta e confiável.

O vereador por Blumenau, Bruno Cunha, em seu painel, falou sobre o impacto que as ações de um jovem político podem causar na vida das pessoas. “A política quando levada a sério é muito nobre. Cansa, mas é muito bacana quando você vê determinado projeto transformando e impactando a vida das pessoas. Abdicar de coisas pessoais em prol do coletivo vale a pena”, finalizou.

A importância da representatividade entre os jovens foi ressaltada pela vereadora e pré-candidata por Taubaté, Loreny Mayara. Para ela, é possível fazer a diferença, entender e defender as suas demandas e posições quando se busca avanços e mudanças. Diogo Freitas, pré-candidato à prefeitura de Santa Maria, no Pará, falou sobre quebrar hábitos antigos no meio político e também da necessidade do jovem atuar de forma determinante na busca por políticas públicas efetivas. “Nós, como juventude, atuante precisamos provocar mudanças, exigir melhorias”, argumentou.

A rodada de painéis foi finalizada com a participação de Kennedy Vasconcelos, de Juiz de Fora, Minas Gerais. O jovem apresentou como atuar frente à nova política que se faz de forma coletiva. “A minha história transforma a realidade das pessoas que estão à minha volta. Isso é sensacional, por isso, participem, evoluam, aprendam e ensinem. Se conectem a alguém e partilhe conhecimento, vivência. Isso transforma histórias e a sociedade”.

No próximo domingo, 16, os jovens voltam a se reunir. Desta vez para debaterem o tema “Existe velha e nova política?”. Novos participantes farão parte da roda de conversa a fim de contribuir para os novos rumos da democracia.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!