Saúde treina servidores sobre uso correto de EPIs
A segurança dos profissionais da saúde é uma das prioridades encampadas pela Secretaria Municipal de Saúde prefeitura através da que tem realizado uma série de treinamentos destinados à capacitação dos trabalhadores que atuam na linha de frente do combate ao coronavírus.
A secretaria iniciou esta semana mais uma capacitação sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Desta vez, as orientações são quanto à paramentação e desparamentação dos profissionais que estão em contato com pacientes confirmados ou suspeitos de estarem com Covid-19.
O conteúdo compreende a maneira correta da colocação e retirada do avental, máscaras, touca, óculos ou protetor facial e luvas, além da correta higienização das mãos entre cada uma das etapas. A orientação aborda especificamente dois momentos: entrada e saída do quarto onde está o paciente e a intubação dos casos mais graves.
“Estes dois momentos, muitas vezes, causam dúvidas por parte dos servidores e são também as maiores fontes de contaminação, por isso a Secretaria de Saúde está reforçando especificamente essas orientações, pois a eficiência do uso destes equipamentos de proteção individual dependem sempre da forma adequada e segura do uso”, explica o técnico da gerência de urgência e especialista em UTI, Saullo Fernandes Barros.