Ações Secima movimentam FICA
A programação da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) no FICA começou na manhã desta quarta-feira (21/06), no Quartel do XX da cidade de Goiás, com o lançamento do Circuito Nacional Tela Verde, uma parceria entre a Secima e o Ministério do Meio Ambiente.
Durante todo o dia, mais de 300 alunos das escolas CPMG João Augusto Perillo, Lyceu de Goyaz e Colégio Estadual Alcide Jubé, assistiram curtas-metragens que dão enfoque a importância em preservar o meio ambiente.
As estudantes do segundo ano do CPMG João Augusto Perillo, Myrella Oliveira e Andressa Caetano, viram O FILME "O que a gente quiser", um curta que mostra a importância da reciclagem do lixo. Para as estudantes, a manhã decinema e debate no Espaço Secima possibilitou aprender sobre a importância em armazenar corretamente o lixo produzido no dia-a-dia, garantindo assim melhor qualidade de vida e um meio ambiente mais saudável e preservado.
As ações da Secima contam ainda com a Exposição Olhares do Fica, onde o visitante do festival pode participar publicando fotos da cidade de Goiás e dos eventos relacionados ao Fica nas redes sociais (facebook e instagram) e inserir a hashtag #olharesdofica2017. Uma equipe da Secima vai imprimir as melhores fotos e expor as colaborações em espaços de grande circulação de pessoas na cidade. No domingo, os autores das melhores fotos poderão retirá-las em formato imprenso, gratuitamente.
Outro projeto da Secima é a oficina de documentário ambiental que acontecerá na sexta-feira (23/06), com a cineasta Débora Torres. A oficina é voltada exclusivamente para os alunos de escolas da cidade de Goiás e vai abordar desde os primeiros passos para a produção cinematográfica, passando pela estrutura do documentário, definição de tema e abordagem, formatos e custos, até a montagem e finalização.
A grande novidade desta edição é o sacolão sustentável. A Secima convida a todos para levarem materiais em alumínio, óleo de cozinha usado, latinhas, papelão, ferro, garrafas plásticas, caixas de leite e de sucos, roupas e acessórios usados para que sejam trocados por frutas, verduras, legumes e mudas de árvores do Cerrado. O sacolão busca a prática da coleta seletiva associada à melhoria alimentar. A tenda está montada em frente ao Quartel do XX.
Também como a parte da programação, a Secima convidou a socióloga Aava Santiago para falar sobre o tema: Mulheres e igualdade. O debate é voltado para alunos da cidade, visitantes e população em geral.