Mais mulheres eleitas nas eleições 2024
Um seminário de formação política para as mulheres acontecerá no próximo dia 20, às 13:30h na Casa Rosa (Instituto Histórico e Geográfico de Goiás) localizado na Praça Cívica, centro da cidade. A iniciativa é do Fórum Estadual de Instâncias de Mulheres dos Partidos Políticos que tem na presidência, Cleuza Assunção - MDB- e a secretária-geral Marta Queiroz - Rede Sustentabilidade. No evento, os palestrantes discutirão temas relacionados ao empoderamento feminino como a ocupação de espaços nas Câmaras de Vereadores e nos executivos, com nova montagem, a partir das eleições deste ano.

No encontro em Goiânia haverá a participação da Drª Villis Marra Gomes, Procuradora de Justiça e titular da 25ª procuradoria de Justiça do MP-GO, mestranda em Ciências Jurídicas com especialização em Direito Penal e Processo Penal pela Superintendência da Academia de Polícia que falará sobre os direitos da mulheres candidatas, a legislação pertinente e os avanços e desafios durante o período eleitoral; haverá também participação do marqueteiro Bruno Silva especialista em Marketing Eleitoral pela Fundação Getúlio Vargas que falará sobre a importância do candidato se posicionar nas redes sociais e de como engajar o eleitor; de Marina Morais, mestra em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Goiás, pós graduada em Direito Eleitoral e Direito Público e presidente da Comissão Eleitoral da OAB-GO e que passará orientações jurídicas as pré- candidatas sobre o que pode e não pode em cada fase da campanha; da advogada, mestre e doutora em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Valentina Jungmann, que explorará o tema da violência política de gênero.
Também marcam presença o palestrante Coach, João Severino, com formação no Curso Superior em Marketing pela UNIP e que contará de suas experiências no planejamento e estratégias eleitorais vitoriosas e Luciene Godoy, psicanalista lacaniana, articulista, escritora e pesquisadora, que abordará o tema: O Poder Psicológico da Mulher; Leon Saflate, bacharel em direito pela Universidade Federal de Uberlândia, especialista em direito público pela Atame, vice-presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral da OAB-GO e ex- Procurador dos municípios de Trindade e Cidade Ocidental.
Cleuza Assunção esclarece que a Lei 9.504/97 que disciplina as eleições no Brasil ocupará o debate pois que no Art. 10, §3º define que cada partido ou coligação deverá preencher o mínimo de 30% e o máximo 70% das vagas para candidaturas de cada sexo. Em outras palavras, todos os partidos devem ter ao menos 30% de mulheres entre seus candidatos, só que nossa luta continua em defesa da aprovação do projeto que reserva 30% de vagas. Ela destaca também que a Emenda Constitucional nº 117, promulgada em 2022, obriga os partidos a destinarem 30% dos recursos públicos para campanha eleitoral às candidaturas femininas. “O tempo de propaganda gratuita, no rádio ou televisão, também deve respeitar essa porcentagem mínima para participação das mulheres”, pontua.
Para maiores informações a coordenação do seminário disponibiliza o telefone 62 984912482 ou 62-996149427