“CORÓ DE PAU realiza Carnaval próprio em Goiânia após 23 anos de atuação”
"Evento gratuito e aberto ao público, o Carnaval Coró de Pau contará com desfile e banda musical"

O Coró de Pau, grupo atuante há 23 anos no cenário da cultura popular e da performance com percussão, em Goiânia, realiza pela primeira vez seu próprio evento de Carnaval. O “Carnaval Coró de Pau 2025” acontece na sexta-feira de Carnaval, dia 28 de fevereiro, à partir das 19 horas, no Mercado da Vila Nova. O evento prevê um desfile do Bloco Coró de Pau, com a participação de toda comunidade, e show com a Banda Coró de Pau. A iniciativa ocorre após a aprovação do projeto no edital do Governo de Goiás, no qual obteve nota máxima e o primeiro lugar na seleção.
O projeto é liderado por Mestre Alemão, artista com mais de 40 anos de trajetória dedicada à cultura popular, e por Mestra Geovanna de Castro, que há duas décadas integra o Coró do Pau, grupo no qual se aprofundou na arte da percussão e fortaleceu seu compromisso com as tradições musicais.
“Reunir brincantes e democratizar a música popular”
De acordo com Mestre Alemão, o “Carnaval Coró de Pau” tem o propósito de reunir brincantes dessa grande festa popular, em torno de um projeto que democratiza o acesso à música, oferecendo espaço, instrumentos e oportunidades de expressão por meio da percussão.
“O nosso objetivo é criar oportunidades para quem nunca tocou ou nunca participou de um grupo musical. Queremos facilitar o acesso e mostrar que qualquer pessoa pode fazer parte dessa experiência”, explica o mestre. Segundo ele, o projeto acolhe participantes de diferentes idades, origens e profissões: “Tem médico, advogado, pedreiro, faxineira… jovens e idosos que se encontram no mesmo ambiente com o propósito de realizar uma apresentação artística. Ali, todos se tornam protagonistas e oferecem entretenimento musical ao público.”
Para Mestre Alemão, essa convivência cria vínculos que vão além da música. “É quase uma família. A gente compartilha conhecimentos, responsabilidades, medos e soluções. Trabalhamos o ano inteiro com o grupo, desde o início até alcançar a excelência que é aplaudida no palco ou nas ruas. Todo ano temos um grupo fiel que segue com a gente, além de novos integrantes que chegam e renovam o projeto. No Carnaval, por exemplo, já levamos mais de 100 pessoas para tocar na rua”, celebra o mestre.
O projeto Coró de Pau tem como foco a percussão popular e a difusão de ritmos da música brasileira, como samba-enredo, samba-reggae, frevo, maracatu e congada. Desde 2006, o bloco participa do Carnaval de Goiânia, inicialmente em parceria com a Escola de Samba Lua Alá, onde o fundador do projeto, Mestre Alemão, segue como mestre de bateria. O grupo também atua em outros blocos que não possuem formação percussiva própria.
A realização do evento próprio marca um novo momento na trajetória do grupo, consolidando sua presença no cenário carnavalesco goiano.
“Um projeto de 23 anos”
Com atividades permanentes, o Coró de Pau oferece aulas gratuitas de percussão e realiza oficinas em escolas, universidades e instituições sociais. Outra vertente do projeto é a produção artesanal de instrumentos, que fornece suporte ao bloco e a outros grupos musicais.
A Banda Coró de Pau é uma formação profissional, que atende pelo projeto e reúne músicos como Vinícius Bolivar (voz principal), Ingrid Lobo (guitarra e back vocal), Rafael Lenza (baixo), Gilvane Morais (saxofone), Silva Netto (trompete) e Lucas Moreira (trombone).
O Bloco Coró Mulher é coordenado por Mestra Geovanna de Castro, e expande sua atuação com apresentações musicais e colaborações com diferentes iniciativas culturais.
A aprovação no edital estadual contou com a parceria do produtor Wellington Dias, da Dias e Melo Assessoria Cultural, que atuou na viabilização do projeto. O evento de 2025 representa um marco para o Coró de Pau e para a cultura popular de Goiás, ampliando a agenda do Carnaval na capital e no interior do estado, comenta Wellington Dias, produtor da iniciativa. Segundo Wellington, a importância desse marco está justamente na valorização da cultura popular em um momento de desafios para a democracia brasileira. Ele comemorou o reconhecimento do grupo, que ficou em primeiro lugar no edital de Carnaval, resgatando a tradição dos blocos que marcaram Goiás no século passado.
“O Coró do Pau e o Coró Mulher são grupos de resistência que mantêm viva essa cultura pulsante”, afirma o produtor. Para ele, abrir o Carnaval com essa apresentação no Mercado da Vila Nova fortalece as raízes culturais do estado. “Como amante da cultura popular, sinto-me extremamente orgulhoso de fazer parte desse momento”, conclui.