Coluna

O nome do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (do União Brasil), já foi colocado na sucessão do Paço Municipal de Goiânia

O nome do deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Bruno Peixoto (do União Brasil), já foi colocado na sucessão do Paço Municipal de Goiânia por ele mesmo. Um nome de peso e com condições de disputar com qualquer um dos pretendentes até agora na disputa. O problema de Bruno é conseguir a bênção definitiva e decisiva do governador Ronaldo Caiado, ainda sem a definição da advogada Ana Paula Rezende, que, também, estaria sendo cotada para a disputa. Há os que afirmam que Ana Paula Rezende, filha do ex-prefeito Iris Rezende, não será candidata na cabeça de chapa. Para ela, interessaria a vice. No caso, a chapa apoiada pelo governador Ronaldo Caiado poderia ser Bruno Peixoto e Ana Paula Rezende como a sua vice. Muita água ainda vai rolar por baixo da ponte.

BRUNO PEIXOTO

O problema
Lula se assemelha e muito a Jair Bolsonaro. Não ideologicamente, mas no estilo ‘mandão’. Aliás, Lula até supera Jair Bolsonaro e torna-se, lentamente, um grande problema para o PT, que espera uma discussão em tudo.

Só seguir
Haddad, como ministro da Fazenda, vem ficando em saia justa com cada nova ação e declaração de Lula. A ‘manobra’ para trocar o presidente do IBGE, uma delas. Haddad, pelo jeito, torceu o nariz e não concordou com Lula. Mas o que fazer, né, Lula é o comandante supremo.

No dindim
A política de revitalização do Centro de Goiânia, que prevê a concessão dos mercados municipais, pode ser um tiro no pé, principalmente para aqueles que já têm comércio nesses estabelecimentos há anos. Novas gestões, novos problemas. Afinal, quem gere só pensa em uma coisa: em dinheiro.

Desrespeito
A indicação de Pochmann para a presidência do IBGE só revela uma coisa: que Lula não anda tendo respeito com seus auxiliares. A ministra de Planejamento, Simone Tebet, totalmente desinformada, por sinal, foi a última a saber, quando, na verdade, deveria ser a primeira, já que a nomeação de Pochmann passa pelas suas mãos.

Só especulação?
Em entrevista, antes da divulgação do nome de Pochmann para o IBGE, Tebet afirmou a repórteres que a ‘troca’ do presidente do órgão era apenas especulação. Aliás, nem isso, disse ela, que emendou: Não se discutia nada naquele momento. Enquanto Tebet demonstrava desconhecimento, Pochmann já era anunciado pelo ministro da Comunicação de Lula.

Rainha Elizabeth
O prefeito Rogério Cruz parece que se estressou muito cedo com a saraivada de críticas à sua gestão. Em meio a um furacão de notícias negativas, resolveu ir para a Bahia e deixou a Prefeitura sem um comando, à deriva. Aliás, o comando ‘deixado’ pelo prefeito em nada parece com um comando para resolver os problemas da cidade, mas só para decorar a sua ausência da administração da Capital.

Rota de colisão
Outro auxiliar que tem se chocado com o presidente Lula: Flávio Dino, ministro da Justiça. Lula disse que, se fosse ele, fecharia todos os clubes de tiros do Brasil. Já Dino disse que fechará apenas os ilegais, uma parcela minúscula. Entonce…

A pergunta
Dourar a pílula é fácil, mas até agora não se sabe quem mandou matar a vereadora Marielle Franco. Que os PMs Élcio Queiroz e Ronnie Lessa foram quem mataram, todo mundo sabe. Mas fica a pergunta final? Quem mandou matar Marielle?! Essa resposta tem que ser dada agora no governo Lula, que tanto cobrou uma resposta do governo do presidente Jair Bolsonaro.

Manipulação
O que o presidente Lula quer com Pochmann na presidência do IBGE? Adversários dizem: ‘manipular os números do instituto a seu favor, isto é, do seu governo’, afirma um deles. Com isso, coloca-se sob suspeição o comando do IBGE, órgão que fornece números e dados para as políticas públicas desenvolvidas pelo governo federal.

A morte do Twitter
Elon Musk trocou o nome do Twitter que agora passa a se chamar X. O grande problema é que Musk não é consensual nessa sua mudança. Mesmo assim, como dono do microblog, faz o que quer. Em outras palavras: morre o Twitter e nasce uma nova rede social, o X.

O X de Eike Batista
No Brasil, um milionário que se envolveu com a letra X, Eike Batista, não teve sucesso. Faliu e desceu rápido do topo do homem mais rico do País. Todas as empresas de Eike usavam o X no final de seus nomes. Faliram todas.

Enrolado
O programa Desenrola do governo federal até agora parece que não surtiu o efeito desejado de limpar o nome ‘sujo’ de milhões de brasileiros. Não se tem uma informação sequer sobre o programa, que, parece ter sido um traque para o consumidor e devedor brasileiro.

Decoração
Dos senadores goianos, o mais preocupado com Goiás parece ser o senador Jorge Kajuru. Os outros decoram o Senado e apresentam poucos projetos ou brigam pouco para o desenvolvimento de Goiás. Aliás, Kajuru, de briguento e atuante, é, também, o mais citado na mídia. Prova que não é decorativo.

Dissimula
Lula evita falar em negociação com o chamado Centrão. Diz que negocia com os partidos e não com o Centrão. Logico que o presidente dissimula. Lula negocia com Arthur Lira, hoje o principal articulador do Centrão.

Dele
Boa parte das mudanças na proposta da Reforma Tributária, que hoje está sendo discutida no Senado, se deve ao trabalho de articulação do governador Ronaldo Caiado, principal artífice contra a proposta que pode prejudicar e muitos os estados e municípios. Daí a presença de grandes ministros do governo Lula, em Goiás, para tentar convencer os parlamentares goianos de que a proposta do governo federal é adequada para o País. Para o governador goiano, a proposta da Reforma Tributária trará fortes prejuízos aos governos estaduais que vivem fora da órbita do poder.

Rejeitado
Vladimir Putin foi eleito um dos piores homens do Planeta. Isolado em sua guerra insana contra a Ucrânia e contra o mundo, Putin não consegue apoio para as suas aventuras e aos poucos vai se tornando uma liderança rejeitada em seu País e no resto do Planeta.

Ditatorizando
A verdade é que, se deixar, Lula segue os mesmos passos de Nicolas Maduro. Quer enquadrar o IBGE, quer enquadrar a imprensa, quer acabar com todos os clubes de tiros e, lógico, adotar outras medidas de exceção. A continuar assim…

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!