Na ponta da Língua – Nada definitivo
Nada definitivo
O distanciamento do governador Ronaldo Caiado com o prefeito Rogério Cruz pode estar somente na especulação de alguns e não nos fatos. Até agora, Caiado não se posicionou contra ou a favor do prefeito sobre qualquer tema que seja. Apenas fez uma observação sobre a morosidade das obras do BRT no centro de Goiânia. Como cidadão e morador na região, o governador tem todo o direito de criticar a gestão de Cruz nesse ponto. Sem os alfinetes que parte da mídia ou a cabeça maldosa de muitos constroem.
Eterna vidraça
O intenso tiroteio contra o presidente da Câmara, Arthur Lira, deu uma certa arrefeçada. Mas Arthur Lira, como não aliado do governo Lula, não vai deixar tão cedo de ser vidraça ou alvo dos adversários petistas.
Por enquanto
Ninguém pode dizer o contrário. Mas Lula parece que está conseguindo consertar a economia brasileira. Pelo menos os números oficiais apresentados pelo seu governo demonstram isso. Mas não deixam de ser números oficiais. Muitos, sem credibilidade, portanto.
Carestia na carne
Uma coisa é certa: com a desaceleração nos preços da carne bovina, a carne suína subiu de preço no Brasil. Em Goiânia, o quilo da costelinha suína é vendida a R$ 2, quando, no governo de Bolsonaro, ela era vendida a R$ 18. Sinal de que nem tudo está certo no governo de Lula.
Com quem?!!
A pergunta é: em Goiânia, o PT vai caminhar como quem nas eleições municipais do ano que vem. A tradição era PT e MDB, mas o partido de Iris Rezende, MDB, deve caminhar com o União Brasil. Ao PT, além dos partidos de esquerda, sobra a opção de ir com o PSDB ou se aliar ao MDB e União Brasil, que já fazem uma aliança em nível nacional.
Cascudo
Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, passou uma carraspana em Luis Roberto Barroso, ministro do STF, que, em congresso da UNE, criticou o bolsonarismo e exaltou a sua queda com a eleição de Lula. Pacheco não achou certo o ministro falar assim.
Totalmente errado
A verdade é que Rodrigo Pacheco sempre foi um político em cima do muro, longe de representar a democracia brasileira nos moldes da democracia, representada por aqueles, que repudiam qualquer forma de autoritarismo. Pacheco, em momentos que a democracia brasileira exigia fortes posicionamentos, sempre se omitiu do seu papel de presidente do Congresso Nacional. Por isso, as suas críticas a Barroso não procedem.
Sensatez
Gustavo Mendanha mostra ser um político sensato. Não guarda rancor de seus adversários. Tanto que em suas declarações, coloca Caiado e Daniel Vilela como os dois maiores condutores das eleições de 2026 em Goiás. Porque de fato, os dois representam mesmo esse comando.
Não pode
Vira e mexe, sempre policiais estão, também, envolvidos em crimes. Até quando isso vai acontecer. O correto é cortar a própria carne e purificar os comandos. Errou, pague pelos erros. Em Goiás, um policial está sendo acusado de invadir propriedades rurais e vendê-la depois. O caso está na corregedoria da Polícia Civil.
Doril
Ex-homem forte no governo Lula, presidente da Valec, ninguém fala mais em Juquinha das Neves, acusado de irregularidades na construção da ferrovia Norte-Sul.
Telemedicina
Um estudo diz que a inteligência artificial pode ser usada para diagnosticar alguém que tenha, por exemplo, um tipo de autismo. Lógico, a IA vai tirar, também, muitos empregos de médicos. São poucas as profissionais que a IA não vai destruir. Muitas delas já está sendo afetadas, como, a de advogados. Muitas petições já estão sendo feitas com a inteligência artificial.
Cricrise
Aumenta em Goiânia o número de brechós e lojas de recicláveis. Isso só revela uma coisa: a população está se empobrecendo e obrigada a abrir pequenos comércios para se sobreviver.
O erro de Lula na educação
Jornalista, advogado, doutor em Sociologia e mestre em Comunicação Social, o editor-geral do Diário da Manhã, Welliton Carlos, desabafa: ‘Ainda sobre esse grave erro do Lula de acabar com as escolas militares. O ensino militar, tradicionalmente, é de excelência. O ITA é referência. E os colégios de Goiás são outra referência. Não acompanhei a montagem dessas escolas federais, nem sei como se financiavam, se era grana do Exército (se for, ótimo. Pois o Exército tem que ter atribuição e honrar os grandes salários). Mas cabe a sociedade se indignar. Aceitar mudança e não botar a boca no trombone é deixar uma voz se sobrepor a outra. Em goias, metade das vagas para o ensino publico na UFG ( inclusive, Medicina) vem destes colégios.
Eu cobro do Lula. Votei nele. E acho desnecessária tal mudança
Acho um erro politico. E estratégico
Nadica de nada
As famosas Lojas Americanas, parte da história econômica e financeira do País, pelo que parece, deu ‘cano’ em muitos acionistas, mas até agora nada foi feito. As suas unidades continuam abertas, funcionando, mas boa parte sem estoques aparentes. Aliás, parece que até sem gestão.
Bravateiro
Com Bob Jefferson na cadeia e sem chances de sair de lá, mesmo que em prisão domiciliar, o clima não está bem entre os petebistas e os defensores de Bolsonaro. Cristiane Brasil, deputada e filha de Roberto Jefferson, critica o ex-presidente Bolsonaro por não fazer nada para retirar seu pai da cadeia. Chama Bolsonaro de frouxo e bravateiro. O problema é que Bolsonaro n/ao está nem aí para as críticas da senhora Brasil.
Desse tipim
Mas uma das características de Jair Bolsonaro é justamente deixar na chapada aqueles que um dia o defenderam. Bolsonaro não está nem aí para os seus defensores e é o primeiro a virar as costas para eles. Sinal mesmo de frouxidão e um político egoísta.
Passando da hora
Em Goiânia, já passa da hora de uma política mais rigorosa contra aqueles que cometem crimes contra os animais. Aliás, uma política de proteção e de punição. Muitos são reincidentes nos crimes, continuam a praticar barbaridades e não temem o poder do Estado. Tanto que aumenta a cada dia o número de notícias sobre esses maus tratos.