Coluna

Na Ponta da Língua

 

Parece
Na guerra de Israel contra o povo palestino, Lula não conseguiu cumprir a tarefa mais difícil: trazer o grupo de brasileiros sitiados na Faixa de Gaza. O impedimento, não se sabe se de Israel, do Hamas ou do Egito revela um pouco a falta de prestígio do Brasil junto ao mundo árabe.

Liturgia
Daniel Vilela tem demostrado equilíbrio todas às vezes que assumiu o governo de Goiás com as viagens do governador Ronaldo Caiado. Essa já é a quinta vez que o emedebista assume o cargo. Equilíbrio e nada que prejudique a gestão de Caiado.

Vergonha
O Enem há anos vem sendo uma espécie de vergonha nacional. Quando não é notícia negativa sobre fraudes nas provas, é notícia negativa sobre o conteúdo de suas assertivas. Numa delas, o próprio autor do conteúdo mencionado no enunciado, o cantor Caetano Veloso, não deu conta de responder à pergunta formulada pela seleção.

Distantes
O problema é que o Enem é feito por pessoas que não vivem a realidade do ensino brasileiro e não sabem o que está sendo ensinado nas salas de aulas. Com isso, cada pergunta mais cabeluda e capciosa do que a outra. O Enem é hoje um estranho no ensino brasileiro e que só tem ajudado os mais ricos, que sabem ‘inventar’ nas respostas.

 

Esfriou
A corrida à Prefeitura de Goiânia parece que deu uma desacelerada. Nenhum candidato competitivo até agora. Tipo assim, ‘já ganhou’. Todos os nomes colocados até agora parece que começam do zero. Até mesmo o prefeito Rogério Cruz, que deveria ser o mais preferido.

 

 

Logo, logo
Em São Paulo, a Enel se transformou na maior vilã do povo paulista. Quando estava em Goiás, a situação foi a mesma. Como não aguentou a pressão aqui, a Enel se vendeu para a Equatorial. Hoje, em São Paulo, a Enel virou o ‘patinho feio’ das concessionárias de energia e logo, logo deverá pegar descendo.

Nada de novo
A aprovação da Reforma Tributária pelo Senado é o mesmo que trocar ‘seis por meia dúzia’. As taxas de impostos no Brasil tendem a não cair e ficarem cada vez mais puxada para o contribuinte. Aliás, dinheiro de pobre para pagar o luxo do serviço público federal. Só e só.

Reeleição
Kátia Maria, presidenta regional do PT, será candidata à reeleição à Câmara Municipal de Goiânia. Com isso, continua apoiando a candidatura de Adriana Accorsi à prefeitura da Capital. Kátia podia ser candidata ao Paço, mas preferiu a comodidade da reeleição.

 

Os culpados
As obras do BRT, em banho maria, deixaram mais longe o sonho de reeleição do prefeito Rogério Cruz. Aliás, pesquisas revelam que a performance do atual prefeito de Goiânia não está lá essas coisas. Um pouco disso, a fraca atuação de seus auxiliares. Rogério Cruz é um gestor eficiente, mas seus auxiliares…

 

Crítico
Ninguém sabe como ficará o Brasil depois da aprovação da Reforma Tributária. Para o governador Ronaldo Caiado, um dos poucos a criticar a aprovação da reforma, da forma como foi feita, os estados vão perder e se tornar submissos aos caprichos da União, andar de chapéu na mão.

Só troca
A verdade é que alguns impostos foram ‘extintos’, mas só no nome, pois serão agrupados em outros novos tributos criados pela reforma. É o caso do IPI, Confins e PIS, que se transformaram na nova Contribuição de Bens de Serviços (CBS).

 

Reflexão
Sem o Centrão, Lula não consegue governar o País. A afirmação é de um oposicionista ao governo do PT. Sem o Centrão, Lula não permaneceria seis meses no poder. Passaria por um grande processo de impeachment. Como enfrentou Dilma em seu governo. Daí a razão de Lula estar sempre cedendo para o Centrão.

 

Apagão
No Brasil, segundo o IBGE, são mais de 24 milhões de brasileiros excluidos da internet. Ou seja, quase 10% da população economicamente ativa, adulta.

Só de vicios
A verdade é que não faz muita diferença. Afinal, hoje a internet se tornou território de quem não quer fazer nada e de vícios. Além de que, aumentou 100% as demandas no Judiciário provenientes das rusgas da internet.

 

Generalismo
Depois das duas cirurgias que fez, Lula deu um timezinho do noticiário nacional. Aliás, ninguém aguentava o tanto de ‘pitaco’ dado pelo presidente em relação a tudo quanto é assunto. Lula se tornou um presidente de generalismo.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!