
A época do ano mais esperada são as férias ou feriados prolongados, trazendo a oportunidade perfeita para aproveitar bons momentos com família, amigos e, claro, conhecer lugares diferentes e memoráveis. Há destinos para todos os perfis de viajantes, para os amantes da gastronomia, história e cultura e para aqueles que só querem relaxar. Para quem busca uma experiência diferente dos roteiros mais disputados – e quer evitar preços elevados, há opções encantadoras pelo Brasil.
Sugerimos quatro destinos de diferentes estados para aproveitar o período de descanso com muito sabor e cultura.
Blumenau (SC): e suas tradições alemãs: Oktoberfes e Osterfest de Pomerode
Blumenau, em Santa Catarina, com forte influência alemã, é conhecida como a Capital Brasileira da Cerveja e é a casa da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha. A cidade transformou a bebida em rota oficial e divulga o Vale da Cerveja como uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina. A Oktoberfest acontece sempre no mês de outubro e movimenta o turismo da região. São dias de muita festa, música, dança e canecos de chope, na encantadora Vila Germânica, que dá aos visitantes um gostinho do que é uma típica vila do interior da Alemanha. A cidade é repleta de cafeterias coloniais e doces típicos e possuí as melhores fábricas de chocolate do País, e abriga a Osterfest de Pomerode, onde está exposto o maior ovo de Páscoa do mundo, reconhecido pelo Guinness World Records.
Hospedagem em Blumenau – Blumenau tem duas realidades distintas em relação à hospedagem: a primeira é durante os dias da Oktoberfest e a segunda, durante todo o resto do ano. No período da Oktoberfest, a cidade tem hotéis esgotados, é preciso meses de antecipação. Em todo o resto do ano, não haverá dificuldade, salvo dias raros em que a cidade recebe grandes feiras e festivais, como o Sommerfest em janeiro e o Festival Brasileiro da Cerveja, em março.
Salvador (BA): não é só Carnaval, conheça a intensidade do cacau na Bahia
A Bahia pode não ser o primeiro destino que vem à mente quando se fala em férias, mas a capital dos baianos – Salvador – a primeira capital do Brasil é famosa pelos trios elétricos na folia carnavalesca, um de seus principais pontos turísticos, o Pelourinho e as belas praias. O Estado é o maior produtor de cacau do Brasil, responsável por mais de 60% da produção nacional. Em Salvador é possível encontrar chocolates artesanais feitos com amêndoas de cacau cultivadas na região. Outra opção é estender a viagem até Ilhéus, cidade que abriga fazendas de cacau centenárias e oferece roteiros turísticos imersivos, mostrando todo o processo de produção do chocolate, do fruto ao tablete.