Mágico Maroja estreia tragicomédia em homenagem ao centenário de Franz Kafka
A inspiração para a criação do novo espetáculo do Mágico Maroja foi a obra de Franz Kafka. “O Magimundo” evidencia, a partir da arte circense, os diversos obstáculos impostos por processos burocráticos existentes na vida de homens e de mulheres, que vivem no início do século 21. Com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, a estreia está marcada para 19 e 20 de fevereiro, sempre às 18 horas, no canal Maroja Produções no Youtube.
Segundo Maroja, inicialmente, havia a previsão de montagem de um espetáculo cômico circense, mas durante o processo de pesquisa, o trabalho incorporou características dramáticas à narrativa, a partir da vivência de tensões nos tempos pandêmicos. “O Magimundo” foi se transformando em uma tragicomédia”, relata o artista.
Quem acompanha a trajetória do Mágico Maroja e teve a oportunidade de assistir ao espetáculo “Moleza Leveza na Terra das Ilusões” encontra traços de continuidade de uma narrativa contemporânea. No trabalho anterior, o mágico que é também o Palhaço Moleza compartilha com o público suas estratégias ilusórias para se manter vivo em um mundo caótico.
“O ponto de conexão com os demais espetáculos do Mágico Maroja e do Palhaço Moleza são a linguagem lúdica e misteriosa do universo circense”, revela ele. Em “O Magimundo”, os efeitos mágicos são utilizados para criar uma “energia delirante” na representação do caos mental de um burocrata comum, que se vê esgotado e no limite entre a loucura e a realidade.
A virtualização e o distanciamento social contribuíram significativamente para a virada conceitual na trajetória do artista, que ainda não havia trabalhado com o drama. O circo é uma arte da presença e, para Maroja, sem o contato presencial com a plateia, alguns jogos cênicos foram inviabilizados. Sendo assim, na montagem do novo espetáculo o desafio foi lidar com a ausência da afetividade possível, quando ocorre proximidade física e “normalidade situacional”.
Homenageando o centenário do escritor Franz Kafka, “O Magimundo” tem como objetivo retratar de forma cênica a sensação de impotência e de submissão diante das estruturas sistêmicas. O Mágico Maroja reflete neste espetáculo sobre a vulnerabilidade do ser humano diante das chamadas “estruturas de controle social”.
Atividades formativas
Com o apoio do Fundo de Arte e Cultura, a estreia acompanha duas atividades de formação para pessoas interessadas em qualificação nas artes cênicas. O próprio Maroja conduz a oficina “A Magia do Riso”, nos dias 19 e 20 de fevereiro, às 10 horas, em sala virtual. Mestres como Juan Tamariz, Miguel Angel Gea, Camilo Vazquez, Manu Vera inspiram a realização da oficina “Grandes nombres del ilusionismo español”, também conduzida por Diogo Maroja, nos dias 19 e 20 de fevereiro, às 15 horas, em sala virtual.
Cada oficinas oferece 20 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail ilmagimondo@gmail.com , mediante envio de número de RG/CNH e currículo com breve histórico.
SERVIÇO
Estreia: O Magimundo
Transmissão: 19 e 20 de fevereiro, sempre às 18 horas, no canal Maroja Produções no Youtube
Oficinas:
A Magia do Riso – 19 e 20 de fevereiro, às 10h, sala virtual
Grandes nombres del ilusionismo español – 19 e 20 de fevereiro, 15 horas, sala virtual
Inscrições: ilmagimondo@gmail.com