Polícia Militar investe em ações preventivas e impulsiona combate à criminalidade em Goiás
De janeiro a novembro deste ano, a corporação efetuou mais de 958 mil abordagens em todo o Estado. O número é 44% maior do que o mesmo período anterior, com mais de 664 mil abordagens registradas (ver gráfico 1).
Em relação às operações policiais, a PM contabiliza crescimento de 2,9%, aumentando de 54.752, em 2014, para 56.321 este ano. As operações policiais incluem ações contra o tráfico de drogas, contrabando, bloqueios em vias públicas, saturação em terminais, bares, distribuidoras de bebidas e demais ações preventivas (ver gráfico 2).
Resultado do fortalecimento das ações preventivas, a corporação contabiliza aumento na quantidade de apreensões de armas de fogo ilegais. Em 2015, a PM já retirou de circulação 3.180 armas de fogo ilegais, contra 2.957 no mesmo período de 2014 (ver gráfico 3).
Para reforçar a segurança da população goiana, a PM impulsiona ainda o combate ao tráfico de drogas, intensificando as ações preventivas nos centros urbanos, zonas rurais, rodovias e divisas do Estado.
No acumulado de 2015, foram registradas 5.297 ocorrências de apreensões de drogas realizadas pelas unidades de área e especializadas como a Rotam, Graer, Bope (Batalhão de Operações Especiais), CPEs (Companhias de Policiamento Especializado) e o Comando de Operações de Divisas (COD).
Este ano, a corporação fortaleceu também suas ações para recapturar foragidos da Justiça e endureceu o trabalho para coibir furtos e roubos de veículos. Em 11 meses, a PM efetuou a prisão de 4.502 foragidos da Justiça e recuperou 13.313 veículos furtados ou roubados.
Goiânia
Na capital, a Polícia Militar efetuou um total de 847 apreensões de armas de fogo e 1.147 apreensões de drogas. No mesmo período, foram recapturados 1.430 foragidos da Justiça e recuperados 5.118 veículos.
Dados divulgados ontem pelo Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, apontam redução dos casos de homicídio na capital. No acumulado de 2015, Goiânia registrou queda de 83 casos (14,2%) em comparação com o mesmo período do ano passado.