Iphan destaca iniciativa do TJGO de preservação do antigo fórum de Goiás
O Escritório Técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Goiás – Iphan-GO parabenizou o Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) pelo empenho na manutenção do antigo prédio do fórum da comarca de Goiás e preservação do conjunto arquitetônico e urbanístico da cidade de Goiás e que hoje abriga o Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás.
O expediente, assinado pela chefe do escritório, Aline Cristina Pinheiro Barroso, se deu em razão de vistoria realizada recentemente pelo Iphan, em atendimento formulado pelo Judiciário estadual. Conforme o ofício circular encaminhado ao arquiteto Alexandre José Perini, “a intervenção solicitada e autorizada no Parecer Técnico nº 72/2018 foi finalizada de acordo com as normas de Preservação do Conjunto Arquitetônico e Urbanístico da Cidade de Goiás”.
Aline Cristina Pinheiro Barroso assinala, ainda, que as normas de proteção de sítios tombados como o da cidade de Goiás possuem o rigor necessário para que no futuro outras gerações possam apreciar esse belo e harmônico centro histórico que possuímos, de valor reconhecido inclusive mundialmente. “São de exemplos positivos como o do senhor que precisamos”, observou a chefe do escritório do do Iphan-GO, ressaltando que a preservação do Patrimônio Cultural deve ser realizada, não apenas pelas instituições públicas, mas também pelos seus moradores e visitantes.
O Centro de Memória e Cultura do Poder Judiciário de Goiás, inaugurado em dezembro de 2018, tem como objetivo resgatar a memória cultural do Judiciário goiano. É um local de transmissão de conhecimento, de valores e cultura e tem como finalidade preservar e difundir a memória da instituição com a disponibilização de acervo composto por documentos textuais, iconográficos, mobiliário, peças e objetos provenientes das unidades da Justiça goiana.
Para abrigar a unidade, o antigo fórum da comarca de Goiás e que também foi sede do Tribunal da Relação da Província de Goyaz (denominação da época) e hoje TJGO, passou por reforma e adaptação. Dentre os serviços relevantes da obra, destacam-se a pintura geral do prédio, recuperação de todos as portas, esquadrias e pisos. Também foi feita revisão geral da cobertura, bem como de todas as instalações hidráulicas, elétricas e lógicas do edifício que faz parte do centro histórico da cidade.
Fonte: TJGO