1º Censo de Recadastramento Previdenciário de Goiânia está previsto para fevereiro
O 1º Censo de Recadastramento Previdenciário de Goiânia tem o início previsto para o mês de fevereiro. Promovida pela Prefeitura de Goiânia e o Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município (GoiâniaPrev), a ação é inédita e vai beneficiar 38.881 servidores ativos e inativos vinculados à administração municipal.
O prefeito Iris Rezende diz que a promoção do primeiro censo dos servidores públicos da história da Capital será um avanço para o funcionalismo, que terá suas informações atualizadas e também para a gestão pública, que poderá fazer planejamentos de acordo com dados mais fidedignos. “Pela primeira vez, os servidores terão a oportunidade de atualizar seus dados, essas informações vão abastecer toda a administração pública e vamos ter mais segurança nas análises e também poderemos prestar os serviços com mais celeridade”.
O Censo de Recadastramento integra o processo de Modernização da Previdência Social de Goiânia, que foi iniciado pela administração municipal em 2017 e permitiu o pagamento da dívida histórica da cidade com os aposentados, a atualização da legislação previdenciária e também a implantação de novos sistemas de gestão e de tecnologia. A presidente do GoiâniaPrev, Bianca Oliveira Paiva Garcia, diz que, neste momento, estão sendo concluídas as últimas etapas administrativas e de adaptação das ferramentas, infraestrutura e recursos humanos necessários antes do início da fase de coleta dos dados.
Ela lembra que a participação no Censo de Recadastramento Previdenciário é obrigatória para todo o funcionalismo municipal. Após o lançamento oficial, os servidores terão um prazo de três meses para realizar a atualização de seus dados.
Bianca diz que a coleta de dados será promovida em etapas divididas por datas e pastas da administração municipal e Câmara de Vereadores de Goiânia para facilitar o dia a dia dos servidores, seguindo um cronograma pré-determinado.
A Prefeitura de Goiânia vai instalar três postos de atendimentos em pontos diferentes da cidade para facilitar o acesso do funcionalismo. Um estará no Paço Municipal, outro no Instituto de Previdência, no setor Oeste e haverá ainda um posto de atendimento itinerante, que terá sua localização alterada de acordo com a demanda dos funcionários públicos de Goiânia.
A coleta de dados do censo está dividida em três categorias; cadastral, funcional e financeiro. O Censo Cadastral vai atualizar os dados pessoais dos servidores, o Censo Funcional tem foco na atualização do histórico funcional, como cargo ocupado, data de admissão, vínculos anteriores e benefícios concedidos. Já o Censo Financeiro envolve a atualização da base remuneratória de contribuição dos servidores.
Bianca explica que uma base de dados atualizada e consistente possibilita maior eficiência na realização da Avaliação Previdenciária Atuarial, que define a política previdenciária nos Estados e municípios. Ela diz que, com base nestas informações, será possível estimar quando o segurado vai adquirir direito para aposentar, probabilidades em relação às pensões por morte, previsão do cálculo de compensação previdenciária com o INSS, entre outros.
Fonte: Prefeitura de Goiânia