Secima e MMA realizam Curso de Sustentabilidade na Administração Pública

9 de agosto de 2018
por

Começou nesta quinta-feira (09/08) e prossegue até amanhã (10/08), em Goiânia, o Curso de Sustentabilidade na Administração Pública promovido em parceria pela Secima e pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), com a participação de representantes da Prefeitura de Goiânia e de outros 56 municípios do interior. O objetivo é levar ao conhecimento dos gestores públicos municipais o Programa Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) do MMA.

A capacitação está sendo ministrada no auditório Jaime Câmara do Palácio Pedro Ludovico Teixeira pelo consultor do MMA e coordenador do curso A3P no Centro-Oeste, Luiz Fernando Ferreira. O evento conta com o apoio da Coordenação de Educação Ambiental da Secima. Na abertura do curso, o titular da Secima, Hwaskar Fagundes, agradeceu a parceria com o Ministério do Meio Ambiente e a participação dos representantes dos municípios goianos, ao lembrar que adesão à Agenda A3P é voluntária.

“Vivemos hoje um momento crucial de mudança de conceitos, onde o meio ambiente tem que ser evidenciado. Percebemos uma série de mudanças climáticas. O comportamento do ser humano, que está afetando tanto o meio ambiente, precisa ser questionado, levantado em pauta, discutido, para que a gente deixe para o futuro um País e um mundo melhores”, afirmou o secretário de Meio Ambiente.

Adesão

O mesmo curso foi realizado em julho último na cidade de Alto Paraíso, no Nordeste Goiano. Além de Goiânia, o evento está programado para Rio Verde, no Sudoeste Goiano, nos próximos dias 30 e 31 deste mês. O evento que está sendo realizado na capital, de acordo com o consultor do MMA, foi o que conseguiu a maior adesão de representantes de municípios até o momento na programação que abrange todas as regiões brasileiras.

O Programa A3P do Ministério do Meio Ambiente adota seis eixos temáticos: Uso dos recursos naturais; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Senbilização dos servidores para a sustentabilidade; Compras saudáveis; Construções sustentáveis; e Gestão de resíduos sólidos.