Sem recursos, Centro de Reabilitação de Animais Silvestres pede doações em Anápolis

2 de agosto de 2018
por

Pode acabar fechando por falta de recursos um centro de reabilitação em Anápolis, que abriga animais resgatados pelo Corpo de Bombeiros e é mantido por voluntários.

Inaugurado em fevereiro de 2017, o centro localizado a 55km da capital goiana abriga animais vítimas de atropelamentos e maus-tratos. No seu auge, o local chegou a receber uma centena de animais, porém, por falta de recursos, encontra-se praticamente vazio.

Os responsáveis informaram que o MP solicitou que a prefeitura fizesse uma parceria com o centro de reabilitação, já que compete a este fazer o acolhimento, tratamento e soltura destes animais. O acordo inicial era que os voluntários oferecessem o local para o abrigo e que fosse doado mendicamentos e demais insumos. O acordo, porém, não está sendo cumprido.

Pelo seu lado, a prefeitura de Anápolis informa que não pode fazer tal convênio, pois sua obrigação é atuar apenas no combate a doenças transmitidas por animais.

Sem apoio desde a sua criação, o centro era mantido através de dos voluntários de de doações, que foram diminuindo ao passo que os gastos aumentavam. Sem estas doações o local não tem condição de receber os animais, que acabam ficando desassistidos. Destes, alguns foram reintroduzidos na natureza e outros encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Goiânia.

Sem apoio do poder público, a manutenção do atendimento destes animais fica muito difícil, completou uma veterinária que trabalha no centro.