José Eliton entrega em Jaraguá 13.º Restaurante Cidadão do Estado

21 de maio de 2018
O governador José Eliton inaugurou na tarde de ontem (20/05), em Jaraguá, a 13.ª unidade do Restaurante Cidadão da Organização das Voluntárias de Goiás. Acompanhado da primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Fabrina Müller, ele também participou da cerimônia de abertura das Cavalhadas do município, oportunidade que entregou a reforma do cavalhódromo.
 
“Este é um espaço que representa cidadania e respeito ao cidadão”, afirmou o governador aos presentes no Restaurante Cidadão. No restaurante, que vai funcionar em parceria com a prefeitura, serão servidas no local 500 refeições diariamente, de segunda a sexta-feira, com início do atendimento às 10h30 e término às 14 horas.
 
“É um motivo de muita felicidade trazer para Jaraguá este restaurante, que oferece comida de qualidade a um preço simbólico”, diz Fabrina Müller. O tíquete para o almoço custará R$ 2, o mesmo preço simbólico praticado nas demais unidades do Restaurante Cidadão da OVG. O cardápio é elaborado com base no Programa de Alimentação do Trabalhador, do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
O programa passa a ter 13 restaurantes no Estado (dois em Goiânia; dois em Anápolis; um em Aparecida de Goiânia; um em Rio Verde; dois em Luziânia; um em Águas Lindas; um em Valparaíso; um em Minaçu; e um em Caldas Novas). Juntos, servem mais de 12 mil refeições por dia. 
 
O prefeito Zilomar Oliveira, em discurso, rememorou os investimentos do Programa Goiás na Frente que levou asfalto para dois bairros em Jaraguá. Reforçou a importância da entrega do Restaurante Cidadão, a instalação de um colégio militar e a reforma do Hospital Regional. 
 
Por fim, entregou uma van para transporte de pacientes renais, que funcionará em parceria com a prefeitura. Também estiveram presentes nas cerimônias: os deputados Célio Silveira (federal) e Nédio Leite (estadual), além do prefeito Zilomar Oliveira e do presidente da AGM, Paulo Sérgio.
 
Cavalhadas
O governador também afirmou que “as cavalhadas são uma expressão cultural que remonta às raízes da história do Estado de Goiás”. Ressaltou que “além de preservar valores e princípios éticos é também um elemento de caracterização da fé dos goianos”. “Estamos trabalhando para as pessoas. Jaraguá é uma cidade berço de Goiás, das tradições de nosso estado. Este é um momento que nos toca profundamente”, completou José Eliton.
 
Para este ano, em Jaraguá, a Agehab colaborou com um Cheque Comunitário, destinado a obras de ampliação do Clube das Cavalhadas, no valor de R$ 90 mil. Jaraguá é um dos 11 municípios que integram o Circuito das Cavalhadas, com Corumbá de Goiás, Crixás, Hidrolina, Palmeiras de Goiás, Pilar de Goiás, Pirenópolis, Posse, Santa Cruz de Goiás, Santa Terezinha de Goiás e São Francisco de Goiás.
 
Com a instituição deste circuito oficial, o Governo de Goiás busca também estender para outras cidades o título de Patrimônio Imaterial Brasileiro, concedido pelo Iphan para a Festa do Divino de Pirenópolis.