Saúde

Mitos e verdades sobre a vacina contra a Covid-19

Depois que eu vacinar, vou ficar imune? Após a vacina a pessoa está imune à doença?

Não necessariamente. A vacina reduz consideravelmente os riscos de desenvolver a forma grave da doença. Também existem estudos que mostram a redução das internações, inclusive em UTI, e dos óbitos nas populações vacinadas. A proteção só vem de 15 a 30 dias após a segunda dose, dependendo da vacina recebida. Mas, mesmo com a imunização, ainda é possível contrair ou transmitir o vírus.

Posso dispensar a máscara e o distanciamento depois da vacina?

Não! A pandemia ainda não acabou e precisamos seguir com os cuidados! Nenhuma vacina tem 100% de eficácia contra a Covid-19, mas elas impedem infecções graves, hospitalizações, internações em UTI e óbitos. O uso da máscara e distanciamento social continuam necessários até que a maior parte da população tenha recebido a segunda dose e as taxas de contaminação sejam reduzidas.

Tem vacina melhor que a outra?

Sim,  a melhor é a que estiver disponível! Todos os imunizantes utilizados pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) passaram por estudos clínicos rigorosos que comprovam sua segurança e eficácia. A vacinação é disponibilizada de forma gratuita e justa, sendo um compromisso coletivo.

Se eu não tiver reação à vacina, significa que não fez efeito?

Não! Cada organismo reage de uma forma à vacina, tanto contra a Covid-19 quanto contra outras doenças. O surgimento ou a falta dos sintomas não tem relação com a resposta imunológica.

A reação na segunda dose é tão forte quanto na primeira?

Estudos clínicos mostram que as reações na segunda dose são menores que na primeira etapa, ainda que cada organismo reaja de uma forma. Mas o perigo maior está mesmo em não se vacinar!

Quem já teve Covid-19 não precisa se vacinar?

A pessoa que já teve Covid-19 pode ter a doença novamente, especialmente após o surgimento de novas variantes. Então, todo mundo tem que se vacinar, sim!

Exame de anticorpos neutralizantes indicam que a vacina não funciona?

Testes sorológicos não indicam se um indivíduo vacinado está ou não protegido contra a Covid-19. Estes exames apenas diagnosticam a contaminação.

Quem tomou a vacina da gripe precisa se vacinar contra a Covid-19?

Sim. São vírus diferentes, portanto, é preciso receber os dois imunizantes. Lembrando que a vacinação contra a Influenza foi ampliada para a população geral a partir dos 6 meses de idade.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!