Dia Mundial da Saúde Mental: Quais são os principais problemas no Brasil?

No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental e gostaria de propor uma pauta para falarmos sobre quais são os principais problemas enfrentados no Brasil.
Nos últimos anos, agravados pela pandemia do Covid-19, os casos relacionados à saúde mental aumentaram consideravelmente. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), calcula-se que quase 1 bilhão de pessoas sejam portadoras de transtornos mentais em todo o mundo e no Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas sofrem de depressão, sendo a maior taxa da América Latina. No entanto, grande parte dos pacientes não têm acesso ao tratamento adequado e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.
Para se ter uma ideia, a Doctoralia, maior plataforma de saúde e agendamento de consultas do mundo, realizou levantamento comparativo sobre o volume de agendamentos de consultas com psicólogos e psiquiatras e indica que houve crescimento tanto no presencial quanto para telemedicina (modelo que ganhou expressão desde 2020). As teleconsultas com psiquiatras foram mais de 88 mil (2020), 215 mil (2021) e já chegaram a 161 mil (2022). Já no modelo presencial, os números são ainda mais expressivos, sendo 273 mil (2020), 446 mil (2021) e mais de 317 mil (2022).
O que acha de conversar com algum psicólogo ou psiquiatra, membro da Doctoralia, para abordar esse tema, quais os principais tratamentos e dicas de como as pessoas podem melhorar sua saúde mental.
Vamos agendar um bate-papo?
Aguardo.
Luiza Fidelis