Quando falamos de câncer do aparelho digestivo, estamos falando de todos os tipos de neoplasias que afetam os órgãos desse sistema, da boca até o ânus. Embora suas causas não sejam conhecidas, essas doenças estão relacionadas a diversos fatores de risco.
Neste sentido, a prevenção passa por evitar esses fatores. Quer saber mais sobre essas medidas? Então, recomendamos a leitura deste artigo. Nele, explicaremos tudo sobre os hábitos que ajudam neste propósito.
1) Evite o consumo de bebidas alcoólicas
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas é um fator de risco para diversos tipos de tumores malignos, inclusive para o câncer do aparelho digestivo. O álcool pode provocar a formação de neoplasias na boca, orofaringe, no estômago, esôfago, por exemplo.
Neste sentido, a principal forma de afastar esse risco é reduzindo ou até evitando o consumo de bebidas alcoólicas. Assim, você elimina o impacto negativo do álcool no organismo.
2) Evite a infecção pelo HPV
O papilomavírus humano (HPV) está relacionado a vários tipos de tumores do aparelho digestivo, principalmente entre mulheres com idade superior a 50 anos. Há uma forte correlação, por exemplo, entre essa infecção e o câncer no ânus.
Neste sentido, para evitar essa infecção, o indivíduo deve usar preservativo durante as relações sexuais. Ainda, outra importante forma de prevenir a infecção pelo HPV é a vacinação.
As vacinas protegem contra os tipos 16 e 18, incluindo aqueles que causam verrugas anais e genitais. Porém, sua eficácia é maior quando aplicada antes do início da vida sexual. Neste sentido, é muito importante se conscientizar e realizar a vacinação na idade correta.
3) Trate as doenças do esôfago
As doenças do esôfago, como o refluxo gastroesofágico e o esôfago de Barrett, podem evoluir para um câncer de esôfago quando não tratadas. Essas condições podem ser tratadas com medicamentos e, se necessário, com cirurgia.
Quando há essa evolução e ocorrem alterações celulares (displasia), o tratamento envolve altas doses de medicamentos que melhoram os sintomas, diminuem os riscos e podem até evitar problemas futuros.
4) Não fume
O cigarro e os produtos derivados do tabaco produzem componentes muito prejudiciais ao organismo, podendo causar inflamações e outros problemas de saúde. O mesmo ocorre com um câncer.
Câncer de esôfago, laringe e faringe são exemplos de doenças que estão relacionadas com o tabagismo. O risco é ainda maior quando combinado com o consumo de álcool. Por outro lado, ao parar de fumar esse risco reduz consideravelmente.
5) Cuide da sua alimentação
Estar acima do peso ou ser obeso eleva o risco de desenvolver alguns tumores malignos, como o de estômago. Manter o peso saudável diminui as chances. Por isso, cuide da sua alimentação e mantenha uma dieta rica em frutas e vegetais frescos.
Ainda, evite carnes vermelhas e processadas, bebidas adoçadas com açúcar e alimentos altamente processados em excesso. Outras atitudes podem ser implementadas para controlar o peso corporal, como a prática de exercícios físicos.
Então, se você quer reduzir os riscos para o câncer do aparelho digestivo, siga nossas dicas e cuide da sua saúde. Além disso, mantenha uma rotina de check-ups médicos para favorecer o diagnóstico precoce dessas doenças.
Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter e ficarei muito feliz em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais do meu trabalho como oncologista em São Paulo!