Política

Vanderlan é eleito presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal

Senador goiano atuou como vice-presidente na legislatura passada e dará andamento aos projetos em tramitação na Comissão

O senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO) foi eleito presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Senado Federal (CAE) para o biênio 2023-2024. Ao todo, a Comissão é formada por 27 titulares e 27 suplentes e é responsável por deliberar sobre projetos de leis sobre o Setor Econômico. A eleição e posse do novo presidente ocorreu na tarde desta quarta-feira (8). E o vice-presidente deverá ser eleito na próxima reunião.

Vanderlan foi vice-presidente da CAE na legislatura passada, durante o mandato do senador Otto Alencar (PSD-BA), e por diversas vezes presidiu a Comissão tendo, assim, amplo conhecimento sobre o andamento da Comissão.  “Para mim foi uma satisfação ter atuado como vice-presidente desta Comissão, juntamente com o senador Otto, líder do meu partido, a quem agradeço também pela indicação a esse tão importante e honroso cargo. Sei bem a força desta Comissão e, por isso, também sei a responsabilidade que aqui assumo para com meus nobres pares e, principalmente, para com o Brasil”, disse o novo presidente.

De acordo com Vanderlan, a CAE já vinha debatendo diversas pautas importantes para o país e o trabalho continuará com a mesma seriedade. “Temos discussões sobre a taxa Selic, a independência do Branco Central, dívida pública, carga tributária e tantos outros temas que serão tratados aqui na Comissão”, informou.

Sobre a taxa Selic, o senador disse que já apresentou um requerimento convidando o presidente do Banco Central Roberto Campos Neto, para dar mais informações sobre o assunto.  “Conversei com o presidente Campos Neto e fiz o convite para que ele venha até a CAE tirar as dúvidas que ainda existem sobre a Selic. Ele está bem disposto e com certeza teremos uma reunião bastante produtiva”.

O senador Otto Alencar, ex-presidente da CAE, falou sobre as expectativas quanto à nova condução da Comissão. “Vanderlan é um senador comprometido com o seu Estado de Goiás e com o povo brasileiro. Foi vice-presidente da CAE e me ajudou muito. Foi relator dos principais projetos da Comissão e tem sido muito dedicado a todas as causas do Senado Federal. Tem a minha total confiança e tenho certeza de que ele vai contribuir muito com todas as pautas da Comissão. Tenho, realmente, muita admiração pelo homem, político e empreendedor que ele é”, disse o senador Otto.

Comissões

O Senado Federal possui 14 comissões permanentes. Elas são temáticas e discutem os projetos pertinentes a suas áreas de conhecimento, produzindo relatórios e pareceres técnicos que orientam a votação das propostas e embasam o debate na sociedade. Há também a Comissão Diretora do Senado Federal composta pelos integrantes da Mesa do Senado.

As comissões permanentes do Senado fazem a análise prévia de todos os projetos que passam pela Casa, refinando os textos e levando pareceres para a votação em Plenário. As comissões também fiscalizam o trabalho do Poder Executivo, acompanham a execução de políticas públicas, fazem emendas ao Orçamento da União para direcionar verbas a setores específicos e promovem audiências públicas com representantes da sociedade. O comando das comissões se renova a cada dois anos.


Comunicação senador Vanderlan Cardoso
  
Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!