DestaquesNotíciasPolíticaSociedade

“Governo do Estado protege os goianos no período chuvoso com programa pioneiro no país”, aponta Daniel Vilela

Vice-governador esteve, nesta quinta-feira, 19/10, no lançamento do “Goiás Alerta e Solidário”, conjunto de ações capitaneado pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado

O vice-governador Daniel Vilela exaltou o pioneirismo do Governo de Goiás no planejamento prévio de estratégias e ações para evitar que famílias goianas sofram prejuízos – e até percam entes queridos – em decorrência das fortes chuvas previstas para o estado nas próximas semanas. Ele participou, na tarde desta quinta-feira, 19/10, no Palácio das Esmeraldas, do lançamento do programa “Goiás Alerta e Solidário”, comandado pelo governador Ronaldo Caiado e pela primeira-dama e coordenadora do Goiás Social, Gracinha Caiado.

O programa focará os trabalhos em 31 cidades que estão dentro de zonas de maior incidência das chuvas e de maior vulnerabilidade. Serão estabelecidos sete Postos de Comando com o objetivo de estabelecer uma reserva emergencial de itens de assistencialismo para emprego imediato. Os postos localizam-se em Ceres, Goianésia, Itaberaí, Niquelândia, Planaltina, Teresina de Goiás e Posse.

“É uma iniciativa de uma importância gigantesca. Diante de todos os recursos, inclusive tecnológicos, de que dispomos, temos que nos antecipar para proteger moradores de eventuais regiões de risco e, ao mesmo tempo, minimizar problemas que possam surgir diante de certa imprevisibilidade de alguns fenômenos naturais”, afirmou o vice-governador para, em seguida, reforçar que Goiás sofrerá, em breve, influência do chamado El Niño, que pode provocar chuvas mais intensas e volumosas, especialmente nos municípios do centro-norte do estado.

Daniel também deu destaque ao trabalho conjunto das forças de segurança – como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – e de secretarias estaduais. E lembrou que o “Goiás Alerta e Solidário” engloba atividades na área social. “Precisamos enaltecer a atuação da dona Gracinha, que se dedica sobremaneira a este projeto”, enfatizou.

“Temos que garantir a segurança e a tranquilidade de moradores dos municípios que tendem a ser mais afetados no período chuvoso. Estamos com atenção redobrada neste momento”, disse Daniel. “Quem planeja, tem condições de sair de cenários de dificuldade com mais celeridade”, ponderou o vice-governador.

O programa
O Goiás Alerta e Solidário segue os moldes do Nordeste Solidário, ação do governo estadual que nos últimos anos atuou no combate às desproteções dos municípios atingidos pelas chuvas, especialmente no Norte e Nordeste do estado. Ele divide-se em medidas de enfrentamento, ações preventivas, de socorro e de reconstrução.

Fotos: André Costa
Vice-governadoria | Governo de Goiás

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!