José Eliton participa da certificação ONA ao Hospital Ernestina Lopes, de Pirenópolis

5 de junho de 2018
por

Se às vezes é difícil para o País acreditar que a saúde pública tem jeito, Goiás aponta para o Brasil que é possível construir uma saúde pública de qualidade”, afirmou o governador José Eliton ao participar, na tarde de ontem, da entrega do certificado de Acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) Nível 1 ao Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime (HEELJ), localizado em Pirenópolis.

O HEELJ é o segundo hospital estadual no interior de Goiás a receber essa certificação. O primeiro foi o Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin). O HEELJ é gerido em coparticipação entre a Organização Social Instituto Brasileiro de Gestão Hospitalar (IBGH) e o Governo de Goiás. A unidade tem, atualmente, 95% de aprovação por parte da população pirenopolina.

O Hospital Estadual Ernestina Lopes Jaime atende urgência e emergência e também funciona como ambulatório em diversas especialidades. A unidade passou por processo de humanização iniciado em 2015. Ele recebeu, há uma semana, um aparelho de videolaparoscopia, que seria utilizado hoje mesmo.

José Eliton destacou que a função de um hospital é justamente a de melhorar sempre e servir a quem precisa. Cumprimentou a equipe de médicos e demais funcionários e ressaltou que a Acreditação da ONA foi conquistada graças ao trabalho deles. “É possível estabelecer uma agenda que possa impactar na vida das pessoas. A estrutura impressiona, a mão de obra qualificada que trabalha aqui impressiona. Essa evolução do bem na saúde pública de Goiás foi proporcionada pelo ex-governador Marconi Perillo; 50% dos hospitais públicos de Goiás já estão acreditados”, frisou.

Secretário estadual de Saúde, Leonardo Vilela ressaltou que o governo estadual cumpre o compromisso estabelecido com a população goiana de acreditar todos os hospitais estaduais. Destacou também que, além de ter recebido a acreditação da ONA, o HEELJ está realizando atendimentos noturnos, por meio do programa 3º Turno da Saúde. “Hoje temos seis cirurgias e 25 consultas agendadas para depois de 18 horas”, informou.

O presidente do IBGH, Bruno Figueiredo, informou que a OS tem o compromisso de buscar a acreditação do Hospital de Urgência de Santa Helena (Hurso) em seis meses. “E para a unidade de Pirenópolis vamos buscar a acreditação nível 2 desde já”, afirmou. A diretora da unidade, Silvana Graziani, comemorou com sua equipe a conquista do certificado e afirmou: “Vamos alcançar logo a acreditação nível 3, a de excelência”, disse, entusiasmada.

Números de atendimentos do HEELJ

 

2017

Atendimentos totais: 96.570 (Média mensal: 8.047)

Urgência e emergência: 25.847

Internações: 2.530

Cirurgias: 260

 

2018 – Janeiro a abril

Atendimentos totais: 28.931 (Média mensal: 7.232)

Urgência e emergência: 8.059

Internações: 825

Cirurgias: 239

 

Informações

· Leitos

O HEELJ possui 33 leitos distribuídos em diversas enfermarias, sendo três em Sala de Reanimação.

 

. Exames disponíveis

Apoio diagnóstico: – Urgência e Emergência (clínica Médica) 24 horas ininterruptas; – Raio-X; -Exames laboratoriais; – Eletrocardiograma -Ultrassonografia – Ecocardiograma; – Anatomia patológica; – CAF (Cirurgia de Alta Frequência).

 

·Especialidades médicas

Dermatologia; cardiologia; endocrinologia; geriatria; ginecologia; infectologia; neurologia; psiquiatria; ortopedia; otorrinolaringologia. Conta ainda com o serviço de Pronto Atendimento em Urgência/Emergência (Clínica Médica) 24 horas ininterruptas.

 

·Recursos Humanos

O hospital conta com 220 funcionários, sendo que: 177 Celetistas e 43 servidores estaduais.