Nova Avenida fará conexão entre Leste Oeste e condomínios da GO-020
Com aproximadamente um quilômetro de extensão, pista dupla, amplo canteiro central, ciclovia e orla verde junto às calçadas, foram iniciadas este mês as obras da Avenida Parque Cidade, que dará acesso ao empreendimento Plateau D’or, condomínio horizontal na região leste de Goiânia. A importância do novo trecho construído do zero, extrapola os benefícios para os moradores do local, ao permitir que um novo fluxo de trânsito seja gerado para acesso à toda região sul da capital goiana. A obra é do Grupo Toctao, será entregue com a estrutura de saneamento de água das chuvas e iluminação.
A nova via chegará até a Avenida Mambaí, uma ligação que conecta as Avenidas Gameleiras e Alphaville Flamboyant. A primeira, chamada de Av. Olinda quanto passa pelo setor Park Lozandes, é o endereço de importantes entidades como o Ministério Público Federal e em breve da nova sede Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), que está em fase final de construção. Além disso, é o principal acesso à BR-153. Já a segunda contorna os condomínios horizontais Alphaville Araguaia e Goiás e chega à GO-020, importante rodovia goiana que conecta a capital a cidades da região metropolitana, como Senador Canedo e Bela Vista, além de municípios do sudeste do Estado.
De acordo com a engenheira civil Laís de Oliveira Paiva, responsável pela obra do Plateau D’or, a Avenida será utilizada para acessar a Avenida Marginal Leste, um eixo importante para a capital por conectar a Avenida Leste Oeste aos condomínios da GO-020 e bairros adjacentes. “Não tem nenhum projeto em Goiânia que dedicou uma área tão grande para uma centralidade e que poderá ser usufruída por toda comunidade”.
A obra traz ainda uma infraestrutura e design urbano apropriado para estimular a mobilidade a pé e a apropriação dos espaços pelas pessoas. “É um projeto urbanístico que vai marcar a região”, resume Laís. A futura avenida receberá também o Marco da Generosidade, um monumento a céu aberto para contemplação e inspiração da população. Ele será assinado pelo arquiteto mineiro Gustavo Penna, que se tornou conhecido nacionalmente por inúmeros projetos de requalificação nas cidades que consideram sua história, sua cultura e seus valores.