Transformando a paisagem urbana
Quem já passou pelo Bacião das Artes, localizado no Setor Sul, entende a dimensão dos jardins espalhados pelo Setor Sul. É por isso que o Casa Fora de Casa promove ações culturais e de urbanismo tático no espaço, dando continuidade à extensa programação do projeto, desenvolvido pelo estúdio Sobreurbana. No sábado, 20, acontece o Encontro 01: Reconhecer e Criar, com a proposta de se discutir ocupação das áreas verdes do Setor Sul, em Goiânia.
A proposta é de que nas praças os encontros obedeçam a uma sequencia revista nas outras praças que o Casa Fora de Casa já passou: atividades para o reconhecimento das áreas e das pessoas, brainstorming de ideias para construir uma visão coletiva de futuro para esses espaços públicos, oficinas artísticas para a execução de ideias, festas para celebração do trabalho realizado e por fim, avaliação qualitativa de tudo o que for produzido.
Os resultados deste encontro no Bacião servirão de base para as oficinas que acontecem na semana seguinte, no mesmo local. “O Casa Fora de Casa é um projeto de urbanismo tático porque busca, através de soluções criativas e de um processo participativo atuar sobre os espaços públicos da cidade, historicamente precarizados, no sentido de incentivar que a população se sinta responsável por eles”, pontua a arquiteta e urbanista Carol Farias, coordenadora do projeto.
Projeto contínuo
Ao longo de realização, o Casa Fora de Casa se estende ainda por outras áreas do Setor Sul, com ações e ideias criativas em praças e zonas verdes. Ao todo, o projeto já percorreu a Praça Wilson Chaves, localizada na Avenida Cora Coralina, e a Praça do Centro Cultural Martim Cererê. Para as próximas semanas, é a vez do Bosque dos Pássaros receber o projeto. “O Setor Sul foi pensado para ser um bairro-jardim, com as suas extensas áreas verdes sendo o espaço vital, de encontro e deslocação. No entanto, muitas dessas áreas encontram-se abandonadas e marginalizadas”, reitera a produtora.
O Casa Fora de Casa é idealizado pela Sobreurbana, que atua colaborativamente com diferentes profissionais que desejam transformar a cidade. É um laboratório de arquitetura pública, de comunicação e de promoção cultural para desenvolver ideias e soluções para a cidade, através de um processo participativo e multidisciplinar.
Acompanhe a programação no site www.casaforade.casa ou nas redes sociais @casaforadecasa
ANOTE
Casa Fora de Casa
Encontro 01: Reconhecer e Criar
Data: 20 de agosto
Horário: 9h
Local: Bacião das Artes, Setor Sul (entrada pelas Ruas 115 ou 116)