Aulas foram ministradas no Centro de Saúde da Família Vila Mutirão, e abordaram aspectos psicológicos da gravidez, importância do pré-natal e das vacinas, sintomas do trabalho de parto, alimentação e aleitamento materno. Unidade de saúde, que fica na Região Noroeste de Goiânia, realiza dois cursos por ano, e gestantes recebem kit enxoval confeccionado por agentes comunitárias de saúde, voluntárias do projeto
Com objetivo de auxiliar gestantes com informações importantes sobre a gravidez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Centro de Saúde da Família (CSF) Vila Mutirão, criou o Grupo de Gestantes, que promove dois cursos por ano. São nove encontros que ocorrem sempre às quartas-feiras.
Nesta semana, 8 gestantes concluíram o curso, conduzido pela enfermeira Maria de Jesus. “Nosso objetivo é preparar as mães para a chegada do bebê, e isso a gente faz com a ajuda de parceiros, como os alunos da PUC, médicos, enfermeiros, nutricionistas e os agentes comunitários aqui da unidade. Tem muita gente que quer ajudar a orientar e apoiar essas gestantes, para que façam o pré-natal como deve ser feito”, conta.
Durante as aulas são abordados temas como a importância do pré-natal, das vacinas e cuidados odontológicos para mães e filhos, da atividade física durante a gravidez, alimentação da gestante e aleitamento materno. São destacados, ainda, os sinais e sintomas do trabalho de parto, aspectos psicológicos, cuidados com as mamas, riscos na gravidez e uso de drogas lícitas e ilícitas.
Há, também, orientações sobre a rotina do recém-nascido, teste do pezinho, banhos, troca de fraldas, curativo umbilical, roupinhas para a maternidade, e registro do bebê.
“Nossa meta é, realmente, que as mães aprendam a cuidar delas e de seus bebês”, diz a enfermeira Maria de Jesus. Ao final do curso, as gestantes recebem kit de enxoval feito com material doado pela comunidade, confeccionado pelos voluntários no projeto.
Fotos: Maria de Jesus
*Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – Prefeitura de Goiânia*