Notícias

Saúde de Aparecida reforça a conscientização sobre as hepatites virais no Julho Amarelo


A Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) realiza, ao longo deste mês, atividades alusivas ao Julho Amarelo de Conscientização das Hepatites Virais. A mobilização, organizada pela Superintendência de Vigilância em Saúde, tem o objetivo de destacar a importância do teste rápido e dos exames sorológicos para as hepatites B e C, aprimorar o fluxo de atendimento, estimular os pacientes diagnosticados a seguirem o tratamento, e, ainda, ampliar o acesso à prevenção, ao diagnóstico e ao tratamento dessas doenças para evitar novas infecções e até o risco de morte.Nesse sentido, a SMS realizará, também, o 1º Congresso Goiano sobre Micro Eliminação das Hepatites Virais e a V Oficina de Capacitação sobre Hepatites Virais de Aparecida de Goiânia. O secretário de Saúde Alessandro Magalhães explica que as hepatites virais são doenças inflamatórias do fígado que nem sempre apresentam sintomas e que representam um grave problema de Saúde Pública não apenas no Brasil, mas em todo o mundo. Ele alerta que muitas pessoas não sabem que estão infectadas, portanto, não buscam assistência médica e aí a doença evolui podendo até se tornar crônica.

Perigo mundial

“A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou, em 2017, que anualmente, em todo o planeta, cerca de 1,4 milhão de pessoas morrem por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associadas às hepatites. Antes, em 2010, a instituição já estimava que aproximadamente 57% dos casos de cirrose hepática e 78% dos casos de câncer primário do fígado em todo o mundo estavam associados à infecção pelos vírus das hepatites B e C. É preciso diagnosticar o quanto antes e tratar adequadamente as hepatites virais”, enfatiza o gestor.

O secretário ressalta que, no Brasil, a taxa de mortalidade da hepatite C pode ser comparada às do HIV e da tuberculose, mas que há tratamento e chances de cura. “Para a hepatite C há cura com medicamentos, já a B não tem cura, mas há uma vacina contra ela no Sistema Único de Saúde”, afirma ele.

Sinais de alerta

Alessandro Magalhães ensina que, quando apresentam sintomas, as hepatites mais comuns (causadas pelos vírus A, B e C) causam olhos e pele amarelados, cansaço, febre, mal-estar, tontura, vômitos, dor abdominal, urina escura e fezes claras. Ele ainda destaca que as principais medidas de controle dessas doenças virais e de transmissão sanguínea e sexual são a adoção de medidas preventivas como o uso do preservativos nas relações sexuais e o não compartilhamento de objetos contaminados como seringas e lâminas.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!