Promovida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional no Estado de Goiás (Iphan-GO), exposição marca comemorações alusivas ao Dia Nacional do Patrimônio CulturaL. Lançamento será às 19h, na sede do Iphan, no Setor Central
O prefeito Rogério Cruz participa, nesta quarta-feira (24/08), às 19h, do lançamento da mostra “Goiás: 11 mil anos”, na Superintendência do Iphan Goiás, na Praça Pedro Ludovico, Setor Central.
A exposição é composta por mais de 100 peças, como pontas de flechas, carimbos corporais, cachimbos, adornos de pedra-sabão, urnas funerárias e outros, que foram disponibilizados por Instituições de Guarda e Pesquisa de Bens Arqueológicos, situadas no estado de Goiás.
Os artefatos são oriundos de sítios arqueológicos localizados em Goiânia, no Setor Vale dos Sonhos, e em outros 25 municípios: Aparecida de Goiânia, Alto Horizonte, Brazabrantes, Caçu, Catalão, cidade de Goiás, Colinas do Sul, Crixás, Edéia, Formoso, Itaberaí, Itarumã, Jussara, Mara Rosa, Monte Claros de Goiás, Niquelândia, Palmeiras de Goiás, Pirenópolis, Pires do Rio, Planaltina de Goiás, Porangatu, Santa Terezinha de Goiás, Serranópolis, Trindade e Uruaçu, além do Distrito Federal.
Além das peças, a mostra apresenta, ainda, linha do tempo com os principais marcos históricos e períodos vivenciados por homens, mulheres e crianças, que são identificados como: caçadores e coletores; agricultores e ceramistas, e sociedade ibero e afro-brasileira.