EconomiaNotíciasSociedade

Representando 90% do mercado nacional, empresas familiares discutem desafios e caminhos para atravessar gerações

Evento reunirá 70 empresários de empresas familiares de Goiás para falar sobre práticas de governança, sucessão familiar e perpetuação do negócio

 Responsáveis pela produção de 65% do PIB brasileiro, empresas familiares representam atualmente 90% do mercado nacional, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Porém, a falta de investimentos, por exemplo, em plano sucessório e governança corporativa, são um dos principais entraves para a longevidade dessas empresas que chegam até a terceira geração com uma porcentagem bem pequena de apenas 12% e de 5% na quinta geração.

Consciente deste processo, a A3 Consultoria, empresa com 20 anos de trajetória e referência nacional em gestão de pessoas para o fortalecimento do negócio, promove o A3Summit 2022, um evento que reunirá 70 empresários de Goiás, entre fundadores e herdeiros, no dia 25 de agosto no restaurante Pobre Juan, para um momento de networking, trocas de conhecimento, práticas e geração de insights sobre o tema.

Com o tema “Desafios das empresas familiares na governança corporativa e perpetuação dos negócios”, o encontro contará com uma programação extensa que inclui palestras como a do advogado Edison Carmagnani Filho, sócio da Carmagnani Advogados, empresa com sede em São Paulo. Ele é autor de livros como “A Proteção da Empresa Familiar, com Holdings, Fundos de Investimentos Fechados e outras Ferramentas Jurídicas” e “Saindo da empresa familiar de forma amigável ou litigiosa”.

“Apesar do sucesso destas empresas interferirem profundamente na economia em todo o mundo, no Brasil 75% delas ainda têm uma expectativa de vida inferior a 25 anos, ou seja, a sucessão é um tema que deve ser potencializado de forma estruturada com as famílias e nos negócios com profundidade que merece”, comenta Alessandra Luzine, CEO e fundadora da A3 Consultoria. “Reunir líderes de importantes empresas familiares de Goiás em um encontro como esse foi uma forma que encontramos para contribuir com esse processo”, conclui Luzine.

Outros dados

O levantamento global da PricewaterhouseCoopers (PWC) feito em 2018, apontou que 44% das empresas familiares não têm plano de sucessão e 72,4% não contam com transição definida para cargos de diretoria e gestão. Mas as empresas familiares que não investem na governança perdem o valor no momento de vender a empresa, o que pode variar entre 20% a 60%, segundo pesquisa do Núcleo de Negócios Familiares do Insper.

 Sobre a alta taxa de mortalidade das empresas familiares, segundo a International Finance Corporation (IFC), alguns fatores podem contribuir nesse processo, tais como: informalidade na gestão, ausência de estruturas como um conselho de administração, inexistência de políticas de atração e retenção de talentos e, principalmente, conflito entre os herdeiros. Ou seja, para que exista longevidade destas empresas familiares é preciso que haja qualidade de governança e planejamento sucessório.

A A3 Consultoria

Fundada em 2002, pela psicóloga reconhecida pela expertise em Gestão de Negócios e trajetória de resultados com foco em pessoas, Alessandra Luzine, a A3 Consultoria atua no mercado nacional construindo soluções integradas para desenvolvimento de pessoas e negócios. Utiliza do background de seu time de consultores, pesquisas e bases científicas que fornecem as referências técnicas e de abordagens para o desenvolvimento organizacional, apoiando seus clientes a utilizarem suas potencialidades para crescimento e atingimento de seus resultados.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!