Notícias

Reinauguração do Hemocentro de Goiânia

Fotos: Wildes Barbosa

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria Estadual de Saúde, investiu R$ 9,3 milhões na reforma e ampliação do Hemocentro Coordenador Estadual de Goiás Professor Nion Albernaz. O recurso foi todo repassado antecipadamente ao Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), responsável pela administração da unidade. Inaugurado há 30 anos, o prédio não havia recebido, desde então, investimentos necessários para melhoria da estrutura física ou modernização das tecnologias.

A nova estrutura passou de 1.995 para 5.750 metros quadrados de área construída. Com a ampliação, foram instaladas 12 novas cadeiras para a coleta convencional e outras quatro para coleta e separação de plaquetas. O tempo de espera no atendimento será reduzido; a capacidade aumentou de 190 coletas para 360 ao dia.

Todo o projeto de paisagismo e ambientação foi pensado para garantir conforto aos cidadãos que vão ao Hemocentro doar sangue ou para atendimentos às doenças hematológicas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Representantes da Associação dos Hemofílicos do Estado de Goiás prestigiaram a inauguração e garantiram que a nova sede do Hemocentro será referência para todo o país.

Em dezembro de 2019, o governador Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota e o secretário de saúde, Ismael Alexandrino, vistoriaram as instalações antigas da unidade e assinaram a ordem de serviço que autorizava o início das reformas. Após pouco mais de um ano, a nova estrutura está sendo entregue toda mobiliada e em perfeito funcionamento.

Homenagem

A unidade de saúde reinaugurada leva o nome do Professor Nion Albernaz por iniciativa de Lincoln Tejota. Em 2017, após a morte do ex-prefeito, o então deputado apresentou projeto de lei propondo a alteração do nome do Hemocentro de Goiás. A proposta da homenagem foi aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Na cerimônia de inauguração, o vice-governador Lincoln Tejota foi escolhido para falar em nome do ex-prefeito homenageado. “É com muita emoção que eu recebo a responsabilidade para falar sobre esse homem que deixou um legado incontestável para Goiânia”, disse.

“Agora é um Hemocentro de excelência, referência para todo o país. Hoje sim, tenho alegria de vir aqui e ver o nome de quem considero meu avô estampado na fachada desse prédio. Da forma como estava antes, não estava à altura do nome do ex-prefeito Nion”, acrescentou o vice-governador.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!