GoiâniaNotíciasPolítica

Prefeitura de Goiânia apresenta concerto “O Anhanguera”, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás, nesta quarta-feira (29/06)

Evento começa às 20h, com 200 músicos, dentre cantores e instrumentistas, no palco do Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. Obra narra musicalmente viagem empreendida pelo bandeirante e explorador Bartolomeu Bueno da Silva, que desbravou as terras de Goiás à procura de ouro. Entrada é gratuita, por ordem de chegada, a partir das 19h15
Prefeitura de Goiânia apresenta concerto “O Anhanguera” nesta quarta-feira (29/06): evento gratuito, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás, conta com 200 músicos, dentre cantores e instrumentistas | Foto: Secult
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), realiza, nesta quarta-feira (29/06), às 20h, o concerto inédito “O Anhanguera”, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás. Serão 200 músicos, dentre cantores e instrumentistas, no palco do Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer. A entrada é gratuita.

O concerto é realizado em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG), Sociedade Goiana de História da Agricultura (SGHA), Instituto Gustav Ritter e Centro Cultural Oscar Niemeyer. A regência é do maestro Eliseu Ferreira, com participação da Orquestra Sinfônica de Goiânia, Coro Juvenil, Coro Sinfônico de Goiânia e Coro Infantil Gustav Ritter, com a solista mirim Bianca Lima.

“O Anhanguera” é escrito pelo compositor alagoano Hekel Tavares. É uma obra que, apesar de ter sido gravada em estúdio pelo próprio compositor, nunca foi executada em público. Narra musicalmente a viagem empreendida pelo bandeirante e explorador Bartolomeu Bueno da Silva, que desbravou as terras de Goiás à procura de ouro, encontrando-o no Rio Vermelho três anos depois. Foi apelidado de Anhanguera (Diabo Velho) pelos nativos da época.

No programa do concerto, ainda dentro dessa perspectiva histórica, a Orquestra executará três movimentos da Suíte Brasília, escrita pelo compositor por ocasião da inauguração de Brasília. Também compõe o concerto o Capricho Brasiliense, uma homenagem do compositor à inauguração de Brasília, que foi executada à época pela Orquestra de Denver, dos Estados Unidos.

A Orquestra Sinfônica de Goiânia


Foi criada em 1993, pelo Maestro Joaquim Jayme. Atualmente a instituição, uma das unidades da Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Goiânia, é composta por 75 músicos e um coro de 48 vozes. Funcionou como Fundação Orquestra Sinfônica de Goiânia, entre 1995 e 2008.

Tem como objetivos a promoção, divulgação e coordenação das atividades de música sinfônica, além do apoio à música de câmara e lírica a serviço do desenvolvimento cultural de Goiânia. Participa ativamente da vida cultural da cidade, com temporadas regulares de concertos nos principais teatros da capital, além de uma atuação marcante na periferia e na Região Metropolitana, com apresentações em praças, parques e igrejas.

Serviço
Assunto: Concerto “O Anhanguera”, em comemoração aos 300 anos do Estado de Goiás
Data: 29 de junho (quarta-feira)
Hora: 20h
Local: Palácio da Música, no Centro Cultural Oscar Niemeyer

Secretaria Municipal de Cultura (Secult) – Prefeitura de Goiânia

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!