NotíciasPolítica

Prefeitos goianos se reúnem com o presidente do Senado

Os municípios estão preocupados com a perda financeira devido a redução do ICMS e querem uma compensação. A AGM e a FGM se reuniram com o presidente do Senado

Os prefeitos de todo o país acompanham com atenção e preocupação a tramitação de matérias no Congresso Nacional e que podem provocar a perda de receita. Dentre elas, destaque para o projeto que limita em 17% o valor máximo do ICMS cobrado nos estados para combustíveis, telecomunicações, energia e gás. A matéria, já aprovada pela Câmara, encontra-se no Senado em fase final de tramitação.

Nessa terça-feira (7) os presidentes da Associação Goiana de Municípios, Carlão da Fox, da Federação Goiana de Municípios, Aroldo Naves, e prefeitos goianos foram recebidos em audiência pelo presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco. Também participou o relator do projeto senador Fernando Bezerra.

Na ocasião os prefeitos goianos manifestaram suas preocupações quanto as possíveis perdas que poderão chegar a um montante de R$1,1 bilhão por ano para os 246 municípios goianos. Em todo o país os prejuízos serão da ordem de 15,6 bilhões. Eles entregaram ao senador Rodrigo Pacheco um documento contendo sugestões para que seja feita a compensação financeira.

Aroldo Naves, presidente da FGM, diz que “a discussão hoje no Senado refere-se apenas aos prejuízos aos Estados, mas os municípios também estão sendo penalizados”.

Carlão da Fox, presidente da AGM solicitou que “o Senado olhe com carinho o pedido dos prefeitos porque os prejuízos serão enormes, mas constatamos uma sensibilidade dos senadores quanto ao assunto”.

O senador Fernando Bezerra informou que a discussão está acontecendo com os mais diversos segmentos interessados como os prefeitos e os governadores. Garantiu que apresentará seu relatório final nessa quarta-feira (8) e que, de acordo com previsões da mesa diretora, a matéria deve começar a ser votada em plenário na próxima segunda feira. “Reunimos com o colegiado de líderes e todos mostraram sensibilidade quanto a essa compensação. Mas, o que se discute no momento é apenas essa questão da perda porque a redução do ICMS já é uma decisão do STF”.

O presidente do Senado, senador Rodrigo Pacheco, afirmou que a questão dos municípios está sendo avaliada e alertou que “o sacrifício da redução tributária vai atingir a União, os Estados e também os municípios. Mas devemos buscar um equilíbrio entre todos os Entes federados”.

Assessoria de Comunicação da AGM

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!