Questionário M-CHAT tem 24 perguntas, que devem ser respondidas por pais e que ajudam a encontrar sinais de TEA na faixa etária dos 18 aos 24 meses. Diagnóstico precoce é fundamental para que haja acompanhamento adequado. Na semana passada, prefeito determinou criação da Casa do Autista
Uma semana depois de determinar a criação do Casa do Autista em Goiânia, o prefeito Rogério Cruz sanciona lei que torna obrigatória a aplicação de teste para facilitar o diagnóstico precoce do transtorno em crianças. A partir de agora, o teste terá que fazer parte da rotina de unidades de saúde, escolas municipais e creches.
A solenidade acontece às 14 horas, no sexto andar do Paço. O questionário a ser aplicado se chama M-CHAT. Ele consiste em um teste com 24 perguntas que devem ser respondidas pelos pais, do tipo sim/não, e visa a identificar indícios do Transtorno do Espectro Autista na faixa etária dos 18 anos 24 meses. São questões alusivas ao comportamento das crianças.
O diagnóstico precoce é fundamental. Embora os sinais do TEA possam ser percebidos antes dos dois anos, não há exame clínico para diagnosticá-lo nessa fase da vida.
Serviço
Assunto: Rogério Cruz sanciona lei que torna obrigatória a aplicação do questionário M-CHAT em unidades de saúde, escolas e creches municipais de Goiânia
Data: 22/07 (Sexta-feira)
Horário: 14h
Local: Paço Municipal (sexto andar)
Secretaria Municipal de Comunicação – Prefeitura de Goiânia