AgronegócioNotícias

Pólen apícola: mais proteico que a carne vermelha

Especialistas explicam as propriedades e os benefícios para a saúde

 Entre os diferentes alimentos naturais produzidos pelas abelhas, o pólen é um dos menos conhecidos. No entanto, é um dos alimentos mais nutritivos encontrados na natureza. O pólen é formado por minúsculos grãos produzidos pelas flores das plantas. Ele é colhido pelas abelhas, selecionado por elas e transportado da flor para a colmeia. É a fonte de proteína, sais minerais, vitaminas e aminoácidos das abelhas. É coletado diariamente pelo apicultor nos “coletores de pólen” (uma caixinha cheia de buracos que derruba o pólen das patinhas para uma gaveta). “De todo pólen coletado 30% permanecem na colmeia para que a mesma permaneça viva, nutrida e em franca produção. Depois de coletado é desidratado e tornam-se alimentos de alto teor proteico”, explica o professor Armindo Vieira Júnior, fundador da Cia da Abelha.

De acordo com estudo publicado pela Faculdade de Tecnologia de Botucatu, o pólen tem 40% de proteína. “Suas proteínas são mais ricas que qualquer tipo de proteína animal. E há mais aminoácidos do que a carne, ovos, leite e seus derivados. É uma verdadeira bomba proteica. O alimento tem um sabor que varia muito da origem floral, mas geralmente é adocicado e lembra muito granola fina”, diz o apicultor.

Os benefícios cientificamente comprovados para o homem, atribuídos ao consumo do pólen, são a atuação como fortificante do organismo, estimulante e gerador de bem estar e vigor físico, além de corrigir a alimentação deficiente, conforme estudo Apresentado na Jornada Científica e Tecnológica da Fatec de Botucatu.

Segundo a nutricionista Marianne Fazzi, o pólen tem baixo teor calórico e na sua composição também estão presentes fibras, vitaminas (principalmente A e E), minerais (fósforo, potássio, cálcio, magnésio, ferro e muitos outros), além de compostos bioativos.  “Ele contém praticamente todos os nutrientes necessários a humanos, sendo que cerca de metade de seu teor de proteína está na forma de aminoácidos prontos para serem usados diretamente pelo organismo”, esclarece a nutricionista.

Adicionar o pólen às refeições é tão simples quanto parece – basta salpicar a quantidade recomendada sobre iogurtes, frutas, sopas, saladas, smoothies e sucos. “É importante utilizar sem aquecer, para que as propriedades nutricionais do pólen sejam mantidas. Para os que não desejam consumir dessa forma, também há a possibilidade de tomar em forma de cápsulas de suplementação”, finaliza Marianne.

Segundo o professor Armindo, o pólen apícola se diferencia do pólen encontrado nas flores pelas modificações por que passa ao ser capturado pelas abelhas, reunido e transformado nas pequenas esferas que serão levadas à colmeia. ”Cada grão de pólen apícola contém centenas de grãos de pólen floral”, finaliza.

Sobre a Cia da Abelha:

Fundada em 1994 pelo professor Armindo Vieira Junior, em Minas Gerais, a Cia da Abelha é uma empresa que atua como produtora e especialista em soluções voltadas para o setor de apicultura. Considerada uma das pioneiras e referência no mercado de mel e própolis no Brasil, a instituição já criou mais de 2 mil colmeias até hoje, em mais de 40 apiários. Sua produção anual de mel é superior a 40 toneladas, enquanto a de própolis é de cerca de 5 toneladas/ano. Sua demanda atual no mercado de mel é de aproximadamente 30 mil kg de mel/ano, além das já 40 produzidas, que são complementados com produções dos próprios alunos dos seus cursos presenciais e on-line de apicultura. Sendo um case de sucesso na apicultura, hoje a Cia da Abelha conta com faturamento milionário, envolvendo todas as atividzdes da cadeia do agronegócio que envolvam abelhas.

Consuelo Magalhães 

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!