Outubro Rosa reforça a importância do cuidado diário da mulher
Neste mês é comemorado o Outubro Rosa, movimento Internacional de conscientização para a prevenção e controle do câncer de mama e a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), reforça a importância da realização do auto exame e dos exames clínicos das mamas e mamografia, para detecção precoce da doença.
Apesar da grande importância do Outubro Rosa para reforçar o alerta sobre o tema, o cuidado deve ser uma rotina durante todo o ano e as unidades de saúde estão preparadas para o acolhimento, orientação e cuidado.
“Recomendamos que a mulher escolha seu mês de aniversário para realizar seus exames, de forma a lembrar-se com mais facilidade e para não sobrecarregar o sistema de saúde”, explica a gestora do Ciclos de Vida da SMS, Márcia Limongi.
Em Goiânia existem 81 unidades de atenção primária que oferecem ações de atenção à saúde, dentre elas ações relacionadas à Saúde da Mulher. Essas unidades fazem a solicitação de mamografias, ultrassom de mamas, exames de prevenção de colo de útero, planejamento familiar, pré-natal dentre outras ações.
Os exames de mamografia, caso sejam necessários, já são marcados imediatamente após as consultas médicas/enfermagem. Caso seja necessária a realização de biópsia, a paciente é encaminhada para atenção secundária para realizá-lo de maneira rápida.
Por causa da pandemia da Covid-19, as consultas nas Unidades Básicas deverão ser agendadas, para evitar aglomeração e contribuir com a segurança de todos.
O auto exame é indicado para que as mulheres possam perceber se existem caroços na mama, acompanhado ou não de dor. Mulheres com histórico de câncer na família possuem maior risco e devem procurar a Unidade de Saúde anualmente. Para todas as mulheres de 50 a 69 anos é preconizado que seja realizado o exame de mamografia duas vezes ao ano.