Operação da PF combate fraudes milionárias em benefícios assistenciais a idosos
Força-tarefa investiga esquema que envolvia falsificação de documentos e conluio com idosos para desvio de recursos públicos
A Polícia Federal, em parceria com o Ministério da Previdência Social, deflagrou na manhã desta segunda-feira (5) a Operação Gatunos, com o objetivo de desmantelar um esquema fraudulento que visava obter irregularmente benefícios de prestação continuada (BPC) destinados a idosos em situação de vulnerabilidade.
A ação envolve o cumprimento de 13 mandados judiciais, incluindo quatro de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nas cidades goianas de Goianápolis, Trindade e Abadia de Goiás. Os suspeitos, em conluio com uma rede de falsificadores e beneficiários, são acusados de manipular informações e documentos para simular condições de vulnerabilidade e, assim, obter os benefícios de maneira ilícita.
O prejuízo aos cofres públicos já contabilizado chega a aproximadamente R$ 1,5 milhão, podendo ultrapassar R$ 2 milhões, caso as atividades do grupo criminoso não tivessem sido interrompidas. O nome da operação, Gatunos, reflete a prática dos investigados em obter vantagens financeiras por meio de atividades ilícitas.