NotíciasPolítica

Novo medicamento para puberdade precoce já está disponível no SUS

Uma nova medicação para o tratamento da puberdade precoce central já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). O remédio, com o nome de Eligard, é injetável e aplicado semestralmente. “Isso significa mais conforto às crianças que precisam fazer o tratamento para puberdade precoce, já que, até o momento, as injeções precisavam ser administradas mensal ou trimestralmente”, explica a endocrinologista Dra. Lorena Lima Amato.

Sinais puberais em meninas abaixo dos oito anos e meninos antes dos nove anos de idade podem ser evidência de puberdade precoce e a ajuda de um especialista em endocrinologia é imprescindível para que essa criança não tenha problemas no futuro.

Dra. Lorena explica que os exames de sangue, que mostram os hormônios sexuais (estradiol e testosterona) assim como as gonadotrofinas que os estimulam (LH e FSH), podem sinalizar indicação do bloqueio da puberdade precoce. “Além disso, idade óssea e ultrassonografia de útero e ovários para meninas e de testículos para os meninos são parâmetros importantes para o diagnóstico”, complementa a médica. O tratamento depende da causa. A mais comum é a puberdade precoce central idiopática que acomete, na grande maioria das vezes, meninas.

Atenção aos sinais da puberdade precoce:

Surgimento do broto mamário em meninas ou aumento do volume testicular em meninos;
Aparecimento de pelos pubianos, axilares e em face;
Alterações comportamentais;
Estirão do crescimento;
Acne antes dois oito anos em meninas e nove anos em meninos.

Sobre a Dra. Lorena Lima Amato – A especialista é endocrinologista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com título da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), endocrinopediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e doutora pela USP.

Serviço:

Site: https://endocrino.com/

www.amato.com.br

Instagram: https://www.instagram.com/dra.lorenaendocrino/

Informações para a Imprensa:

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!