Notícias

MPF lança na internet página do Memorial Virtual da Procuradoria da República em Goiás

O espaço é dedicado à preservação da história da instituição no estado e reúne informações na linha do tempo e nas galerias de procuradores(as)-chefes e procuradores regionais eleitorais

Após um intenso trabalho de pesquisa, produção de fotos e textos, o Ministério Público Federal (MPF) disponibilizou na internet, nesta quarta-feira (8), a página do Memorial Virtual da Procuradoria da República em Goiás (PR/GO). O projeto, já adotado pela Procuradoria Geral da República (PGR) e por outras unidades estaduais e regionais do MPF, consiste em um espaço digital, acessível ao público em geral, cujo objetivo é preservar e disponibilizar a história da instituição no estado, a partir da Proclamação da República em 1889.

No Memorial Virtual, o usuário da internet pode acessar, por enquanto, duas opções de conteúdo: a linha do tempo e as galerias de procuradores(as)-chefes e de procuradores regionais eleitorais. Em breve, a página trará outras informações sobre alguns projetos desenvolvidos pela instituição em Goiás.

Linha do tempo — Como o título sugere, trata-se de uma linha cronológica interativa que percorre mais de um século da história do MPF em Goiás. Ela abrange o período que se inicia no final do século XIX, quando é publicado o Decreto que organiza a Justiça Federal no Brasil, alcançando os dias atuais, com destaque para a atuação institucional a partir da Proclamação da República. A ideia, no entanto, não é retratar toda a história da instituição no estado. Os marcos apresentados são apenas alguns exemplos do caminho percorrido pelo órgão durante o período republicano, seja através da sua organização, seja pela sua atuação em defesa dos interesses da sociedade.

Na linha do tempo é possível conhecer, por exemplo, a organização do Ministério Público no início do período republicano, saber como nasceu a Procuradoria da República em Goiás, quem foi o primeiro procurador da República nomeado para o estado, quais foram as suas sedes, alguns grandes casos de atuação, além de acessar diversos documentos que testemunharam a trajetória da instituição em Goiás.

Com a continuidade dos trabalhos de pesquisa, novos registros serão oportunamente acrescidos à linha do tempo, transformando-a em um instrumento de informação em constante processo de atualização.

Galeria de membros — A área é dedicada aos procuradores(as)-chefes e aos procuradores regionais eleitorais que fazem parte ou que já passaram pela Procuradoria da República em Goiás. Cada categoria (procuradores(as)-chefes e eleitorais) tem sua galeria à parte, e cada membro tem o nome e a foto oficial em destaque dentro desses espaços. As pesquisas continuam para completar as galerias com informações dos procuradores que exerceram as funções de chefia e eleitorais no período republicano.

Pesquisas — A execução do projeto só foi possível graças aos esforços da Comissão do Memorial do MPF em Goiás, criada ainda no ano de 2007 e composta por procuradores e servidores de diversos setores, que fizeram um longo trabalho de pesquisa para recuperar documentos e fotos em diversas fontes, que agora passam a compor o acervo do Memorial Virtual.

Para a procuradora-chefe da PR/GO e coordenadora da Comissão de Memorial, Léa Batista de Oliveira Moreira Lima, o Memorial é um instrumento essencial para a preservação e divulgação da memória institucional. “Resgatar e preservar a história do MPF em Goiás é manter a instituição viva”, destaca a procuradora.

A criação do Memorial Digital do MPF em Goiás atende ao disposto na Resolução nº 158/2017 do Conselho Nacional do Ministério Público, que estabelece que todos os ramos do Ministério Público da União e os ministérios públicos dos estados devem criar memoriais institucionais como forma de garantir a preservação da memória institucional e a salvaguarda do acervo documental.

Memorial físico — Além do Memorial Virtual, o MPF dispõe, na sede da PR/GO, localizada na avenida Olinda, Park Lozandes, nº 500, em Goiânia, das instalações de seu Memorial físico. No espaço, estão disponíveis objetos e documentos antigos que contam um pouco da história da instituição. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 10h às 17h. Os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail
prgo-memorial@mpf.mp.br.

Clique aqui para conhecer o Memorial Virtual do MPF/GO.

Assessoria de Comunicação

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!