Evento híbrido busca sensibilizar e capacitar profissionais e comunidade sobre direitos e desafios enfrentados por crianças e adolescentes no espectro autista
Na próxima segunda-feira (05), o Ministério Público de Goiás (MPGO) sediará o seminário “Diálogos pela Inclusão: Educação e Saúde de Crianças no Espectro Autista”. Com um formato híbrido, o evento contará com atividades presenciais no auditório do edifício-sede da instituição, além de transmissão online via plataforma Zoom. Marcado para ocorrer das 8h às 12h, o seminário é aberto ao público e gratuito.
Em consonância com a escuta social também organizada pelo MPGO, que discutirá os desafios relacionados à garantia do direito à educação inclusiva das crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os debates do seminário visam sensibilizar, conscientizar, informar e capacitar os participantes sobre a importância da efetiva implementação dos direitos à saúde e educação das pessoas com autismo.
Destacando-se na programação a inauguração do Núcleo de Apoio Técnico (NAT) Neurodiversidade do MPGO, o seminário é uma iniciativa conjunta da Subprocuradoria-Geral para Assuntos Institucionais, as Áreas de Educação e de Políticas Públicas e Direitos Humanos do Centro de Apoio Operacional, e a Escola Superior do Ministério Público (Esump).
O evento é direcionado a membros do MPGO, profissionais da educação, saúde e assistência social, integrantes dos órgãos da rede de proteção da criança e do adolescente, organizações da sociedade civil, bem como à comunidade em geral. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do site do MPGO, com certificação de 4 horas-aula para os participantes.