Notícias

Maternidade Dona Iris e Hemocentro de Goiás promovem campanha de doação de sangue nesta quinta-feira (14)

Iniciativa visa reforçar o estoque da Rede Hemo, responsável pelo atendimento de prematuros e gestantes das maternidades municipais de Goiânia. A campanha integra as ações do Novembro Roxo, mês de conscientização sobre a prematuridade

O Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI) e o Hemocentro de Goiás (Hemogo) realizarão nesta quinta-feira, 14 de novembro, das 8h às 16h, uma coleta de sangue externa na unidade da Prefeitura de Goiânia, localizada na Alameda Emílio Póvoa, N° 165, Vila Redenção. A ação tem como objetivo reforçar os estoques da Rede Estadual de Hemocentros (Rede Hemo), que atende a demanda de sangue para prematuros e gestantes das três maternidades de Goiânia: Dona Iris, Célia Câmara e Nascer Cidadão. Interessados em doar sangue ou se cadastrar como doadores de medula óssea podem agendar um horário pelo telefone (62) 3956-8871.

Herika Costa, supervisora da Agência Transfusional do HMDI, informa que, de janeiro a outubro de 2024, foram utilizadas 674 bolsas de sangue na unidade. “Esses hemocomponentes são essenciais para atender desde puérperas e pacientes em cirurgias eletivas ou de urgência até os bebês. Das 674 bolsas utilizadas, 400 foram destinadas exclusivamente para bebês prematuros na UTI neonatal”, explica.

Segundo Herika, as transfusões em bebês são realizadas, por exemplo, para tratar anemia, comum em prematuros, além de dificuldades respiratórias, distúrbios de coagulação e até doenças graves, como a doença hemolítica do recém-nascido, que pode exigir a troca total do sangue do bebê.

Novembro Roxo
Novembro é reconhecido como o mês internacional de sensibilização para a prematuridade, chamado de “Novembro Roxo”. A cor representa a sensibilidade e individualidade dos bebês prematuros. “Entendemos a importância da doação para nossos pacientes e, por isso, promovemos coletas periódicas em parceria com o Hemocentro. Este mês foi escolhido devido à alta demanda de sangue para prematuros que temos e à sua ligação com a conscientização sobre a prematuridade”, destaca Herika.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 15 milhões de nascimentos prematuros ocorrem anualmente no mundo. Em 2023, o Brasil ocupava a 10ª posição no ranking global, com aproximadamente 302 mil nascimentos antes de 37 semanas de gestação.

Quem pode doar?
Herika explica que para doar sangue é preciso estar saudável, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar documento oficial com foto. Menores de 18 anos devem estar autorizados pelos responsáveis. Após a vacina da febre amarela, é necessário aguardar 30 dias para doar, e, no caso da vacina contra a gripe, o prazo é de 48 horas.

“Para a doação, é fundamental que o voluntário tenha dormido ao menos seis horas na noite anterior, esteja alimentado, não tenha fumado nas últimas duas horas e esteja bem hidratado”, orienta Herika.

Para se cadastrar como doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado geral de saúde e não possuir doenças infecciosas, incapacitantes ou relacionadas ao sangue ou sistema imunológico. O cadastro pode ser realizado durante a doação de sangue.

Botão Voltar ao topo
Fechar

AdBlock detectado!

Nosso site exibe alguns serviços importante para você usuário, por favor, desative o seu AdBlock para podermos continuar e oferecer um serviço de qualidade!