Manifestação convocada por Bolsonaro reúne 600 mil pessoas na Avenida Paulista
A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na Avenida Paulista reuniu 600 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP). Apesar de ser uma quantidade expressiva, o número não superou o registrado durante os protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff em 2015
A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro para este domingo, 25, na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu 600 mil pessoas, de acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Dentre os presentes, estava o governador de Goiás, Ronaldo Caiado.
Embora o número de participantes tenha sido significativo, não superou a quantidade de pessoas que compareceram aos protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff em 2015. Na época, a SSP estimou que 1,4 milhão de pessoas estiveram na Paulista, tornando esse o maior protesto já registrado na avenida.
Os dados da SSP também revelaram que a manifestação deste domingo superou os atos de 7 de Setembro de 2021 e 2022, quando 50,4 mil e 125 mil pessoas, respectivamente, foram à Paulista em apoio a Bolsonaro.
No entanto, as estimativas da SSP divergem de levantamentos feitos por outras entidades. O Monitor do Debate Político no Meio Digital, da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, apurou que o pico da manifestação, às 15 horas, contou com 185 mil pessoas.
Apesar das divergências nos números, é inegável que a manifestação bolsonarista deste domingo teve uma grande adesão, superando até mesmo a celebração pela vitória de Luiz Inácio Lula da Silva na eleição de 2022, que reuniu 58,2 mil pessoas na Paulista, segundo o monitor da USP.