Lissauer é homenageado com a mais alta honraria concedida pelo Corpo de Bombeiros de Goiás
Em reconhecimento aos relevantes e notáveis serviços prestados ao Corpo de Bombeiros do Estado (CBMGO), o presidente da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), Lissauer Vieira (PSB), foi homenageado na noite desta sexta-feira, 02, com a Medalha Dom Pedro II – Grã Cruz, a maior honraria concedida pela instituição, durante a solenidade de celebração ao Dia Nacional do Bombeiro, realizada em Goiânia. Além do chefe do Poder Legislativo, também foram homenageados o governador Ronaldo Caiado (DEM), deputados estaduais e federais e outras personalidades e instituições. Ainda no evento, foi destinado à corporação cerca de R$ 4,4 milhões em equipamentos e novas viaturas.
Expressando sua gratidão pela homenagem e reconhecendo o valoroso trabalho do CBMGO em Goiás, o presidente da Alego ressaltou o comprometimento e a alta competência da corporação goiana. “Fico extremamente feliz pela homenagem recebida dessa importante instituição, que tem aprovação popular quase unânime. São verdadeiros guerreiros e guerreiras que não medem esforços para salvar vidas e contribuir para a segurança da nossa população. Reforço aqui que estamos e estaremos sempre atentos, em busca de melhorias para todas as forças de segurança, sobretudo, para o Corpo de Bombeiros”, destacou Lissauer Vieira.
Por sua vez, o governador Ronaldo Caiado também enalteceu a coragem e altruísmo dos bombeiros pela disposição em arriscar a própria integridade física em prol dos outros. “Chegam junto em qualquer situação. Seja na área social, que alcança pessoas mais carentes, ou em ocorrências de maior risco. Eles expõem suas vidas aqui no Estado e fora, como em Brumadinho (MG)”, endossou ao lembrar do auxílio que os profissionais goianos prestaram na busca por vítimas do rompimento da barragem, em janeiro de 2019.
Já o de secretário de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), Rodney Miranda, reconheceu a importância da corporação, tanto nas ocorrências de salvamento, como em outras áreas da defesa civil. Citou, como exemplo, o reforço dos bombeiros na força-tarefa para captura do foragido Lázaro Barbosa, na região de Cocalzinho de Goiás. “Atuaram na retaguarda, depois, no avanço de terrenos difíceis e com auxílio de seus cães altamente treinados. É dia de comemoração e de agradecimento”, disse o titular da pasta.
A solenidade foi marcada ainda pela promoção da coronel Aline Chadud Matoso, primeira mulher na história a alcançar a mais alta patente da corporação. O ingresso de mulheres ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado Goiás começou em 2000, com as praças. Somente em 2010 chegaram as primeiras oficiais. A promoção ocorreu junto a outros bombeiros militares. “É um passo importante da trajetória feminina na instituição, e é com muito orgulho que compartilho com elas esse momento”, afirmou Aline Chadud Matoso, durante a troca de luvas.
Participaram da solenidade os secretários de Estado Ismael Alexandrino (Saúde), Adriano da Rocha Lima (Secretaria-Geral da Governadoria), Wellington Matos (Desenvolvimento Social), Henderson de Paula (Esporte e Lazer), Tony Carlo (Comunicação) e coronel Luiz Carlos de Alencar (Casa Militar); o diretor-geral de Administração Penitenciária, tenente-coronel Rasmussen Rodrigues e o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Lourenço
Estiveram presentes ainda o assessor especial da Governadoria, Luis Rates; os deputados federais Zacharias Calil e Francisco Júnior; os deputados estaduais Bruno Peixoto, Amauri Ribeiro, Cairo Salim, Chico KGL, Coronel Adailton, Major Araújo, Paulo Trabalho, Rafael Gouveia, Vinicius Cirqueira, Wagner Neto, Wilde Cambão e Julio Pina; os prefeitos Carlão da Fox (Goianira) e Nárcia Kelly (Bela Vista); além de outras autoridades e homenageados.
Investimentos
Durante a cerimônia foram repassados ao Corpo de Bombeiros de Goiás 18 viaturas operacionais, sendo 11 unidades de resgate, quatro motos, um micro-ônibus, uma viatura de suporte avançado e um caminhão para transporte de carga. A corporação recebeu, ainda, 36 equipamentos de proteção respiratória autônomos e 607 botas de combate a incêndio. A aquisição ocorreu via recursos do Fundo Especial de Reequipamento do Bombeiro (Fembom), convênios e emendas parlamentares. No total, os investimentos ultrapassam R$ 4,4 milhões.