Lêda e Instituto IPOP serão investigados
Três pesquisas foram contestadas pela coligação Pra Frente Valparaíso, Inclusive IPOP
O Ministério Público abriu investigação para apurar fraude em pesquisas realizadas em 191 cidades goianas.
Ocorre que, o candidato Pábio Mossoró, que vem sendo acusado por Lêda Borges e por rede de fakenews de ser o responsável pela contração do Instituto IPOP, pediu na Justiça Eleitoral e perante o Ministério Público investigação de quem procedeu a referida contratação e publicação da pesquisa, assim como os dados nela porventura utilizados.
A pesquisa quantitativa, do tipo survey, com realização de entrevistas diretas, por meio da aplicação de questionário estruturado, em uma amostra significativa da população em estudo, composta pelo eleitorado da cidade foi realizada no início de outubro. A empresa é a IPOP CIDADES E NEGOCIOS EIRELI / IPOP CIDADES E NEGOCIOS registrou pesquisa eleitoral sob o nº GO-09342/2020, tendo como contratante a própria IPOP CIDADES E NEGOCIOS EIRELI / IPOP CIDADES E NEGOCIOS, que responde forte investigação no Estado.
A coligação de Pábio Mossoró afirma que, apesar de o resultado acompanhar mais três outras pesquisas, inclusive a da TV Record, há indícios de fraude na pesquisa eleitoral, razão pela qual o acesso ao sistema interno de controle, verificação e fiscalização da coleta de dados da empresa IPOP CIDADES E NEGOCIOS EIRELI / IPOP CIDADES E NEGOCIOS é medida que se impõe.
A legislação eleitoral estabelece regras rigorosas com relação à divulgação de pesquisas eleitorais. Isso ocorre porque é comum a utilização política dessa ferramenta e a manipulação dos resultados pode influenciar diretamente na decisão dos eleitores, configurando grande risco ao processo democrático municipal. Lêda Borges será investigada pela promoção de FAKENEWS, quando há propagação de informação falsa. A candidata já responde processos por fraude na pesquisa da empresa DATA VERUS.
Pábio contestou também a pesquisa EPP, FRANCO & RODRIGUES COMUNICACAO SOCIAL E EMPREENDIMENTOS LTDA / JORNAL CORREIO CONTINENTAL RO e Data Verus, mesmo com os números apontando a vitória de Pábio Mossoró, mas por não preencherem quesitos técnicos para sua publicação.
VEJA O TEOR DA REPRESENTAÇÃO DE PÁBIO MOSSORÓ