O Hospital Estadual da Mulher Dr. Jurandir do Nascimento (Hemu) promoveu na última quinta-feira (29/02), no auditório da unidade, a cerimônia de formatura da 8ª turma de Residência de Enfermagem Obstétrica. Compuseram a mesa diretiva Laryssa Santa Cruz – diretora-geral do Hemu; Cristiane Carvalho – diretora técnica; Fernanda Suassuna – gerente assistencial; Luzia Helena Berigo – ex-gerente de Enfermagem do Hospital, homenageada que deu nome a turma; e Ana Paula Assunção – tutora da Residência em Enfermagem Obstétrica.
As formandas: Débora Maria A. Barros, Ingrid Caroline C. Pinto e Viviane de S. Bezerra, concluíram a especialização em enfermagem obstétrica após dois anos de desenvolvimento profissional, aprimorando seus conhecimentos e experiências práticas tanto no Hospital Estadual da Mulher quanto no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes.
A enfermeira Luzia Helena, se sentiu honrada e feliz em receber a homenagem nomeando a turma. “Só tenho que agradecer, fiquei muito feliz. Quero destacar a importância da residência nesse hospital. Era um sonho meu de muito tempo, de 15 anos atrás, e eu só consegui graças a essa gestão do IGH, que me permitiu montar uma residência de enfermagem. Essa conquista trouxe uma mudança muito grande na questão da humanização. Hoje sabemos o quanto essas meninas partejam bem, que estão presentes junto às pacientes. Esse hospital deu visibilidade para a enfermagem no estado de Goiás. Parabéns meninas, pelo excelente desempenho”, concluiu Luzia.
A diretora-geral do Hemu, Laryssa Santa Cruz, parabenizou as formandas. “Que alegria em saber que a comunidade conta com três enfermeiras obstetras bem capacitadas. Temos muito orgulho por ter contribuído com a formação de vocês. Em nome do Hospital Estadual da Mulher, desejo que tenham sucesso em suas carreiras. Que hoje seja só o início de uma bela trajetória. Parabéns”, declarou.
“Primeiramente, gostaria de agradecer ao corpo docente da Residência de Enfermagem Obstétrica pela oportunidade de estar neste evento que é tão significativo. Ser diretora técnica de um hospital que tem uma residência de enfermagem obstétrica que preza pela formação daquele profissional que vai atuar na assistência junto ao médico e a equipe multiprofissional, é motivo de muito orgulho. Parabenizo as formandas pelo esforço, dedicação, empenho e luta”, pontuou a diretora Cristiane Carvalho.
A tutora Ana Paula disse que sente orgulho da trajetória das residentes. Destacou a força delas, que enfrentaram os desafios de carga horária exaustiva, a distância dos familiares, e venceram. A coordenadora do Programa de Residência de Enfermagem Obstétrica, Amanda Batista agradeceu aos preceptores e ressaltou a força da Residência de Enfermagem Obstétrica, que é padrão ouro de formação, desde 2015. “Por sermos uma unidade de alto risco, eu tenho a certeza que as enfermeiras obstétricas que saem daqui, serão sucesso em qualquer lugar”, pontuou Amanda.
“Vocês que escolheram a área de enfermagem, preparem-se porque vão enfrentar grandes desafios para lidar com a vida da pessoa, uma tarefa extremamente delicada. Eu só desejo a vocês sucesso nesse novo passo. Então brilhem lá fora, mostrem tudo o que vocês aprenderam e sejam bem-vindas a Enfermagem Obstétrica. Boa sorte, meninas!”. Finalizou a gerente assistencial, Fernanda Suassuna.
Em seu discurso, a formanda Débora Maria agradeceu a todos que contribuíram para a formação das três e que se lembrará com carinho dos momentos de aprendizado dentro dos hospitais, já vislumbrando um futuro. “Que possamos contribuir com a sociedade e melhorar também a forma de nascer. Vamos lembrar sempre com carinho desse momento como ponto de partida para grandes realizações. Por fim, parabéns a todas nós, oficialmente enfermeiras obstetras, que essa jornada seja apenas o começo de muitos tempos que estão por vir. Obrigada a todos”, afirmou.