Programa Prevenir para Vida tem objetivo de auxiliar na diminuição e controle do HIV/Aids nos casos de transmissão via amamentação
A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza campanha para arrecadar leite em pó para doação às mulheres que vivem com o vírus HIV e não podem amamentar seus filhos. A iniciativa faz parte do programa Prevenir para Vida, que existe há 15 anos no Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT). O projeto garante que essas crianças recebam leite especial até atingirem um ano e meio de vida.
O leite em pó é essencial para o perfil dos pacientes do hospital, substituindo o leite materno quando há necessidade. A medida auxilia na diminuição e no controle do HIV/Aids nos casos de transmissão vertical, situação em que a criança é infectada durante a gestação, no parto ou por meio da amamentação.
A supervisora do setor de psicologia e adesão do HDT, Aline Rosa da Costa, explica que a doação do alimento para as mães favorece maior adesão ao tratamento. “Esse projeto é referência em todo o estado e garante a diminuição da taxa de transmissão vertical e também o compromisso das mães ao tratamento. Nos valemos desta oportunidade para ofertar um serviço de qualidade e cada vez mais humanizado”, reforça.
A diretora técnica do hospital, Karine Borges de Medeiros, acredita que a doação do alimento é uma oportunidade para levar mais dignidade às pacientes do HDT. “Todos da sociedade podem doar. Quem tiver a intenção de fazê-lo é só procurar nosso Setor de Adesão, aqui na sede do hospital, e contribuir diretamente com aqueles que mais precisam”.
Referência nacional
O HDT é reconhecido como uma das maiores referências nacionais no atendimento a doenças infecciosas e dermatológicas. Além de ser o único hospital de infectologia do país a possuir as acreditações ONA 1 e ONA 2, a unidade é considerada referência nacional em humanização pelo Ministério da Saúde.
Foto: Igor Guimarães
Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás